home

Banco Mundial aponta “Empresa na Hora” como um caso de sucesso

Banco Mundial aponta “Empresa na Hora” como um caso de sucesso

A medida “Empresa na Hora” é destacada como caso de sucesso num estudo realizado pelo Banco Mundial. Lançada pelo Governo em 2005, a medida permitiu reduzir o número de procedimentos e o tempo de espera para iniciar um negócio.

O estudo “Celebrating Reform 2008”, sobre as reformas efectuadas em todo o mundo, indica que Portugal é agora um dos países onde é mais fácil iniciar um negócio ou começar uma empresa, sendo necessários somente sete procedimentos, sete dias e 600 euros.

O estudo do Banco Mundial refere que o sucesso da Empresa na Hora “inspirou outros países”, tendo Angola e Cabo Verde pedido apoio legal e técnico, com base no modelo português.

Países como a Eslovénia, Hungria, Egipto, Moçambique, Chile, Brasil, Finlândia, Suécia ou China visitaram o serviço “Empresa na Hora” para conhecer a forma como Portugal facilitou o processo de iniciar uma empresa, indica o documento.

A iniciativa do governo português inseriu-se nas reformas da Administração Pública visando reduzir a burocracia, modernizar e simplificar os serviços públicos que, em 2006, se alargaram, formando um conjunto de medidas, o SIMPLEX.