Autarcas socialistas europeus discutem habitação acessível, socialmente inclusiva e sustentável em workshop, na sede do PS
Os autarcas socialistas europeus | PES Local reúnem-se no dia 20 de outubro, num workshop dedicado à habitação acessível, socialmente inclusiva e sustentável, na sede nacional do Partido Socialista, com a participação de Marina Gonçalves, João Torres e Luísa Salgueiro.
O encontro tem início às 13:30 com a intervenção de Christophe Rouillon, presidente do PES Local, autarca em Coulaines (França) e vice-presidente da Associação dos Autarcas Franceses, e de Susana Amador, Secretária Nacional do PS para as Autarquias, vice-presidente do PES Local e presidente da Assembleia Municipal de Loures.
Às 14:00, participam na sessão sobre habitação: Marina Gonçalves e vários autarcas europeus, designadamente, Michaela Kauer (Áustria), Christophe Ferrari (França), Kata Tüttö (Hungria), e o deputado alemão do Timo Schisanowski com moderação de Isilda Gomes, coordenadora da delegação de Portugal ao Comité das Regiões e presidente da Câmara Municipal de Portimão.
Na sessão de encerramento, às 17:00, intervêm a presidente da Associação Nacional de Municípios, Luísa Salgueiro, e do Secretário-Geral Adjunto do PS, João Torres.
Antes do workshop, realiza-se uma reunião do Bureau sobre matérias de politica europeia e nacional (que abordará, entre outros, o assunto das migrações) e às 11:30, Ana Abrunhosa faz uma intervenção dedicada à administração local em Portugal.
Fundada em 1979 como União dos Representantes Socialistas Locais e Regionais na Europa, PES Local | Os Representantes Locais Socialistas na Europa são uma das organizações socialistas mais antigas ao nível europeu e uma organização reconhecida pelo Partido dos Socialistas Europeus (PES). O PES Local é uma rede que está empenhada no reforço da autonomia local e promove a troca de ideias, informações e experiências entre os representantes socialistas locais e regionais na Europa.
O PES local tem como objetivos: reforçar a autonomia local com base na Carta Europeia de Autonomia Local adotada pelo Conselho da Europa, em 1985; encorajar os contactos e a cooperação entre os partidos e as suas organizações de membros eleitos, nomeadamente através do intercâmbio de publicações, organização de seminários e conferências sobre temas apropriados às Autarquias Locais; construir uma rede de socialistas locais e regionais eleitos para desenvolver a troca de ideias e defender os seus interesses; e incentivar a cooperação entre os grupos parlamentares socialistas no Parlamento Europeu, no Comité das Regiões e no Congresso das Autoridades Locais e Regionais da Europa, bem como na Comissão das Autoridades Locais de a Internacional Socialista.
O PES Local é dirigido por um Bureau. Este é composto por dois membros que representam cada partido ou organização de membros eleitos. O Bureau Executivo do PES Local reúne, em média, duas vezes por ano.
Gabinete de Imprensa do PS
18 de outubro de 2023