home

Augusto Santos Silva enaltece prestígio do prémio Norte-Sul do Conselho da Europa

Augusto Santos Silva enaltece prestígio do prémio Norte-Sul do Conselho da Europa

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, enalteceu o prestígio do prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, ontem atribuído, em Lisboa, a Zarifa Ghafari, antiga presidente da Câmara de Maidan Shahr, capital da província de Wardak, no Afeganistão, pelas suas iniciativas na defesa dos direitos das mulheres no seu país e a nível internacional, e ao Mecanismo Covax, de apoio à luta contra a Covid-19.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais
Augusto Santos Silva

“É uma enorme honra para nós podermos testemunhar a entrega do premio à Covax e a uma líder da causa da democracia, dos direitos humanos e das mulheres no Afeganistão”, começou por referir Augusto Santos Silva, na cerimónia que decorreu na Sala do Senado, no Parlamento, desejando “os melhores sucessos ao Centro Norte-Sul, ao Conselho da Europa e aos galardoados, no seu esforço conjunto pela promoção da democracia, do estado de Direito e dos Direitos Humanos”.

O presidente do Parlamento lembrou que o Conselho da Europa “diz muito” a Portugal, uma vez que “foi a primeira organização europeia de Direitos Humanos e de promoção do Estado de Direito a que a jovem democracia portuguesa pediu a adesão, em 1976”, destacando, também, que o Centro Norte-Sul, sediado em Lisboa, tem uma missão “da mais alta importância, que é favorecer o diálogo euro mediterrânico em áreas tão importantes como são as áreas dos Direitos Humanos e do Estado de Direito”, de que é exemplo, como acrescentou, o prestigioso galardão que atribuiu.

“Pelo prestígio que o prémio tem e que lhe é dado pelas personalidades que já o mereceram, cito ao acaso, personalidades como Mário Soares, Kofi Annan, Gorbachev, Lula da Silva” e também instituições, como por exemplo, a Comissão Internacional contra a Pena de Morte, destacou.

A cerimónia contou, ainda, com intervenções dos laureados – Zarifa Ghafari e altos representantes do Mecanismo Covax, bem como do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da presidente da delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Edite Estrela.

O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa distingue anualmente duas personalidades ou organizações pelo seu compromisso com os Direitos Humanos, com a Democracia e com o Estado de Direito, contribuindo para o diálogo Norte-Sul, fomentando a solidariedade, a interdependência e as parcerias.

ARTIGOS RELACIONADOS