home

Uma Mensagem de Vida

Ao tomar conhecimento da morte da António Arnaut, o Secretário-geral do PS e primeiro-ministro de Portugal, António Costa, enviou uma mensagem na qual relembra a personalidade carismática do histórico fundador socialista, que, assegurou: “Será para sempre o pai do SNS”.
O Acção Socialista Didital diário reproduz na íntegra o texto assinado pelo líder do PS.

Há alguns meses o Arnaut ligou-me. Queria deixar-me à vontade para propor a sua substituição como Presidente Honorário do PS. «Ó Costa, tu sabes que a doença não me deixa fazer tudo o que eu quero e o Partido precisa.» Insisti e aceitou, com o espírito de militância de sempre. Sabíamos os dois que mais importante que a disponibilidade física para estar presente nas iniciativas do Partido era a honra que nos dava, consentindo-nos a homenagem que merecidamente lhe prestámos em vida. Ao fundador do PS, ao militante, dirigente, deputado, governante, cidadão livre, que lutou pela Liberdade.

Jurista ilustre, escritor permanente, o António Arnaut será para sempre o «pai do SNS», pilar fundamental do Estado Social, conquista maior de Abril e uma das principais marcas da ação governativa do PS.

A vida forçou-o nos últimos anos a dedicar-se à sua própria saúde, mas nunca deixou de cuidar da saúde de todos nós.

No último sábado, telefonei-lhe a perguntar se subscrevia a recandidatura do Carlos César a Presidente do PS – «Claro pá, com muito gosto», respondeu de imediato – e se conseguiria passar pelo Congresso.

Explicou-me que acabava de ser de novo internado e que seria difícil ir, mas que falaríamos durante a semana, para ver se iria ou se enviava uma mensagem. Não o vamos ter connosco e não teve tempo de escrever a mensagem.

Mas antes de nos despedirmos repetiu-me a mensagem da sua vida, «ó Costa, têm de aguentar o SNS». Partilho as suas palavras para que a mensagem chegue a todos e possa passar de geração em geração como testemunho de uma honrosa e desafiante responsabilidade que herdamos, hoje e para sempre, da valorização do SNS.

António Costa