home

«A Revisão da Oportunidade Perdida»

«A Revisão da Oportunidade Perdida»

O secretário nacional socialista Eurico Brilhante Dias escreveu um artigo de opinião no jornal Público intitulado “A Revisão da Oportunidade Perdida”.

No texto resume a prestação do Executivo de Passos Coelho a uma “política obsessiva de redução dos rendimentos do trabalho e das pensões”.

Após mais uma nota positiva da troika, dada “sem grande emoção”, Eurico Brilhante Dias considera importante saber o que significa este “aprovado”. Deste modo, enumera quatro aspetos que descreve como mais relevantes: o consumo privado das famílias, que “cai quase 6%”; o investimento (crucial para qualificar o tecido produtivo e gerar emprego) “decrescerá, aproximadamente, 9,5%”; as exportações, que “crescerão abaixo do estimado”; e o consumo público, que “decrescerá menos do que se havia previsto quando se firmou o memorando”.

Perante este cenário, as “inevitáveis consequências” são “o maior desemprego real de sempre”, “as incertezas orçamentais”, e o regresso “cada vez mais difícil” de Portugal aos mercados financeiros internacionais dentro dos prazos previstos.

Por fim, o secretário nacional do PS acusa o Governo de ter ficado “refém da sua receita de austeridade excessiva” e questiona os leitores: “Não se encontram aqui sinais de uma ‘espiral recessiva’?”.

Leia aqui o artigo em formato PDF