home

A Justiça tem que estar próxima das pessoas

A Justiça tem que estar próxima das pessoas

O secretário-geral do PS, António José Seguro, voltou hoje a sustentar que nenhum tribunal deve encerrar, ao contrário do que o Governo propõe, porque a justiça “tem que estar próxima das pessoas”.

“O Governo tem uma proposta para encerrar 47 tribunais. Nós discordamos, porque consideramos que é possível servir as populações de umamaneira diferente, isto é, mantendo abertos os tribunais com os serviços mínimos”, defendeu o líder do Partido Socialista, que se encontrava em Portel, depois de visitar o tribunal localizado na sede daquele concelho alentejano.

Apontando o caso de Portel como exemplo, Seguro afirmou: “Neste momento, existem aqui quatro funcionários”, o que permite que o magistrado, que está baseado em Cuba, concelho não muito distante de Portel, possa deslocar-se “sempre que seja necessário vir fazer aqui algum trabalho, nomeadamente os julgamentos”.

“Aqui está um exemplo que o Governo devia preservar”, afiançou, argumentando que o atual modelo da organização judiciária é “o adequado”, sem necessidade de encerramentos, porque “a justiça tem que estar próxima das populações”.