home

Nota de Pesar pela morte de Adriano Moreira

Nota de Pesar pela morte de Adriano Moreira

O dia de hoje fica marcado pela notícia do falecimento do Prof. Doutor Adriano Moreira, destacado intelectual, que detinha já um século de existência marcada pela dedicação ao pensamento crítico e académico e à intervenção política e cívica.

Nascido em Grijó (Macedo de Cavaleiros), em 1922, formou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1944. Viria a destacar-se como advogado, governante, deputado e professor universitário de Relações Internacionais e de Ciência Política.

Deixa-nos o testemunho da sua inteligência materializado nas várias obras que publicou e no seu percurso académico, estreitamente ligado ao atual Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), que dirigiu e ajudou a reformar.

As distinções que recebeu (Doutor Honoris Causa por várias universidades e membro de várias Academias de Letras, Ciências, História e Cultura), tal como as condecorações que lhe foram atribuídas – a Grã-Cruz da Ordem de Camões de Portugal, em 2022, seria a última de uma longa lista – evidenciam a marca de lucidez e determinação que deixa em Portugal.

O Partido Socialista endereça à família e aos amigos do Prof. Doutor Adriano Moreira as mais sentidas condolências neste momento de tristeza.

Lisboa, 23 de outubro de 2022

ARTIGOS RELACIONADOS