home

Aumento do número de alunos é sinal de confiança no futuro do país

Aumento do número de alunos é sinal de confiança no futuro do país

O líder socialista e primeiro-ministro, António Costa, congratulou-se com o aumento do número de alunos no ensino superior, considerando que este dado, “como já não acontecia há muitos anos”, mostra que os portugueses voltaram a acreditar que o país vai continuar a crescer e a criar oportunidades de emprego com qualidade.
Pensar adiante | Jornalismo

“Tivemos uma das notícias mais importantes do resultado desta governação”, afirmou António Costa este domingo, em Matosinhos, referindo-se ao anúncio do resultado da primeira fase do concurso nacional de acesso, que registou o número de colocações mais elevado desde 2010.

Segundo dados divulgados ontem pela Direção-Geral do Ensino Superior, quase 45 mil alunos ficaram colocados no ensino superior público nesta fase, um aumento de mais de 5% face a 2016 e o número mais elevado dos últimos sete anos.

Para o líder do governo socialista, este é um sinal encorajador de confiança no futuro do país, significando que os portugueses “deixaram de dar ouvidos àqueles que diziam que tínhamos licenciados a mais e que não era importante continuar a estudar”.

“O país não tem licenciados a mais, o que o país tem ainda é empregos a menos para os licenciados de que necessita”, voltou a sublinhar António Costa, acrescentando ser motivo de satisfação ver que as pessoas, sobretudo as gerações mais jovens, estão a voltar a querer prosseguir os estudos.

“É esse aumento de alunos do ensino superior, ao contrário do que a direita nos quis fazer acreditar e ao contrário do que ainda hoje a direita acredita, que vai fazer a nossa economia ser competitiva. Não é o empobrecimento dos salários, a destruição dos direitos ou a precariedade das relações laborais”, referiu.

Pelo contrário, defendeu, “é termos portugueses com cada vez maior conhecimento, mais formação e maior aptidão para aumentarem e melhorarem aquilo que produzimos, os serviços que prestamos, de forma a continuar a ganhar valor e assim continuar a ser competitivos a nível global”.

“Esta é a primeira grande vitória desta mudança politica que está a ter uma tradução concreta nas vidas das famílias e na construção do futuro coletivo”, concretizou o líder do PS.