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Estratégia de promoção leva cultura portuguesa a 75 países

Estratégia de promoção leva cultura portuguesa a 75 países

A política estratégica de promoção da cultura portuguesa no estrangeiro tem já 1300 iniciativas agendadas para 2017 num total de 75 países.

Trata-se de “integrar, articular e coordenar, e pôr sob uma estratégia comum as ações que o Estado português ou agentes culturais, com o apoio do Estado, realizam no estrangeiro com vista à promoção, divulgação e difusão da cultura portuguesa”, explicou o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, na apresentação pública da estratégia da Ação Cultural Externa.

Nesta sessão realizada em Lisboa, o governante referiu também que o programa vai envolver todos os organismos e serviços públicos com atuação internacional nas áreas da cultura e será coordenada pelo Instituto Camões, na alçada do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, do Ministério da Cultura.

“A globalidade dos organismos tem de dar 10% para a internacionalização e é isto que chamamos reserva financeira constituída para a ação cultural externa”, disse Castro Mendes, acrescentando que “não quer dizer que cada entidade seja obrigada a dar 10%: umas podem dar mais, outras podem dar menos”, desde que o valor final perfaça a percentagem.

O objetivo é alocar de forma mais eficiente os recursos, de forma a melhorar a visibilidade da cultura portuguesa e da criação artística no estrangeiro.

Neste sentido, foram definidos eixos transversais de programação, privilegiando temas inspirados em matérias da atualidade e de desenvolvimento, como a coesão e a integração das comunidades, o exercício das liberdades e direitos, o debate sobre os preconceitos raciais e a discriminação em função do género, os objetivos do desenvolvimento sustentável, a educação, a ciência e a inovação.

Promover Portugal no mundo

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, referiu que passa a haver também a obrigação de outros serviços de promoção da economia e turismo nacionais de incluírem nas suas atividades a dimensão cultural de promoção da cultura portuguesa.

“O que é mais relevante é o seu alcance geográfico”, vincou, revelando que é praticamente em todo o mundo que se realizarão em 2017 ações de promoção da cultura portuguesa.

“Temos 75 países cobertos, 31 dos quais na Europa, o que quer dizer que 44 deles estão fora da Europa e estão no Magrebe e no Médio Oriente, estão na África Subsariana, estão na América Latina, estão na América do Norte, estão na Ásia Central, estão na Ásia Pacífica, porque é essa dimensão global da língua portuguesa que se constata e é a dimensão global das culturas que se exprimem em português que nós devemos também valorizar”, destacou.

Refira-se que o programa de ação externa 2017 vai permitir incentivos financeiros para apoiar, por exemplo, atividades de tradução e ilustração de autores portugueses no estrangeiro, bem como a tradução de obras portuguesas.

In Acção Socialista

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