José Sócrates, defendeu, num encontro com portugueses a residir no estrangeiro, realizado ontem, em Lisboa, que a prioridade de “vários departamentos do Estado” deve ser a valorização da Língua e da cultura portuguesa junto dos países onde existem comunidades portuguesas, que classificou como “a guarda avançada” de Portugal.

Participaram no encontro portugueses a residir em países como Suíça, França, Alemanha, Inglaterra e Luxemburgo, Venezuela, Estados Unidos, Macau e Brasil. Estiveram presentes empresários, representantes do movimento associativo, jovens luso-descendentes e pessoas de vários ramos de actividade, que tiveram oportunidade de conviver entre si e conversar com o Secretário-Geral do PS, José Sócrates. Estiveram também presentes vários candidatos nas listas do PS pelos círculos da Europa e de fora da Europa, como Paulo Pisco, Lurdes Rodrigues e José Rocha Diniz.

Ao intervir, José Sócrates afirmou que é essencial “ajudar à afirmação das comunidades portuguesas”, já que desta depende “grande parte da afirmação do país”. E realçou que “tem sido um erro que cometemos ao longo de várias décadas não perceber que grande parte da afirmação do país está dependente da afirmação das comunidades”, que constituem a “guarda avançada do país”.

José Sócrates deu o exemplo da relação comercial entre Portugal e Venezuela que “foi finalmente potenciada” porque o Governo “se deu conta que a comunidade portuguesa era uma arma ao serviço dessa relação económica”.

Um dos principais objectivos das candidaturas do PS pelos círculos da Europa e Fora da Europa é a simplificação dos actos administrativos que os órgãos da administração prestam aos portugueses residentes no exterior e a valorização das comunidades enquanto “instrumento da afirmação do país”, referiu o secretário-geral.

Do programa do PS para as Comunidades, que foi distribuído durante o encontro, fazem parte propostas para a área da economia, movimento associativo, juventude, políticas sociais, rede consular, cultura, cidadania e Língua e Cultura portuguesa.
 
O “Governo do PS continuará a considerar essencial a modernização consistente dos serviços consulares e a melhoria no seu atendimento, a solidariedade com quem mais precisa através do reforço dos apoios sociais e uma maior apoio à dimensão empresarial nas Comunidades. Mas continuará também a apostar decididamente na aproximação com os Portugueses a viver no exterior, na promoção da sua inserção e envolvimento cívico nas sociedades de acolhimento e na valorização das novas gerações”, afirma o programa eleitoral do PS para as Comunidades.

Paulo Pisco é o cabeça de lista do PS pelo Círculo da Europa e o actual deputado Renato Leal pelo Círculo Fora da Europa.


Related Posts

António Costa saúda aprovação do certificado digital Covid-19

read more
Eurico Brilhante Dias

Atual Estado da Nação é um “estado de esperança”

read more
António Costa

Governo reforça financiamento na aquisição de arte contemporânea para o Estado

read more
Parlamento aprova despenalização da morte medicamente assistida

PS recomenda ao Governo que promova importância geoestratégica dos Açores e Madeira

“Portugal tem uma situação geográfica periférica relativamente ao continente europeu. Porém, a sua situação de periferia relativamente ao centro é,... read more
Diálogo e cooperação é a receita para combater o populismo

Convergir esforços para reconstruir o país

Segundo Augusto Santos Silva, o “único desconforto” que o Executivo socialista liderado por António Costa sentiu é aquele que “o... read more
Melhoria dos rendimentos e menos pessoas em situação de pobreza é uma dupla vitória para o país

Melhoria dos rendimentos e menos pessoas em situação de pobreza é uma dupla vitória para o país

Intervindo na abertura do debate quinzenal no Parlamento, António Costa começou por se congratular com a redução dos níveis de... read more
Quase 400 mil doses de vacina já administradas

Quase 400 mil doses de vacina já administradas

“Até hoje às 13h00, foram registadas 397.404 inoculações. São cerca de 292 mil primeiras doses e cerca de 104 mil,... read more
Comício em Portalegre

Pedro Nuno Santos aponta educação, cultura e habitação para dar “esperança aos jovens portugueses”

read more
Só é preciso que haja boas políticas para podermos ter bons resultados.

António Costa: “Só é preciso que haja boas políticas para podermos ter bons resultados”

"Nesta fase em que a economia mundial dá sinais menos animadores, temos que pedalar com mais força... read more
Governo quer que portugueses se mexam mais

Governo quer que portugueses se mexam mais

Falando ontem na Cidade do Futebol, em Oeiras, o primeiro-ministro, António Costa, apelou à mobilização de todos os cidadãos para... read more

PARTICIPE NO PARTIDO SOCIALISTA

Seja PS

Se tem interesse em ajudar-nos a melhorar este país, assuma o compromisso político como militante do Partido Socialista.

Junte-se agora

Acompanhe o PS no WhatsApp e Telegram

Subscreva a nossa Newsletter

Ligações úteis

  • Grupo Parlamentar do Partido Socialista
  • Juventude Socialista
  • Partido Socialista Europeu
  • Aliança Progressista de Socialistas e Democratas
  • Internacional Socialista
  • Orgãos do PS
  • Federações
  • Política de privacidade

Site oficial do PS – Partido Socialista © Copyright 2025. All Rights Reserved.