home

José Sócrates enaltece figura do fundador do PS Tito de Morais

José Sócrates enaltece figura do fundador do PS Tito de Morais

O Secretário- geral do Partido Socialista, José Sócrates, enalteceu a figura do fundador do PS Manuel Tito de Morais como um exemplo que melhor encarna “o espírito e o caráter” do partido.

Depois de José Sócrates descerrar uma placa comemorativa do centenário do nascimento de Tito de Morais na entrada da sede nacional do PS, em Lisboa, os militantes ali concentrados ouviram e cantaram a Internacional Socialista, em homenagem “ao camarada Tito”.
“Se nós tivéssemos que encontrar alguém que melhor encarnasse o espírito e o carácter do Partido Socialista não escolheríamos melhor que Tito de Morais”, afirmou José Sócrates, num discurso que encerrou uma semana de cerimónias evocativas do nascimento do histórico socialista, que morreu em 1990.
Na cerimónia, o também fundador do PS José Neves, contemporâneo de Tito de Morais, lembrou a acção política do socialista no combate à ditadura e a “intensa luta” pela liberdade em Portugal, sempre com “o pensamento permanente” de criar um Partido Socialista em Portugal, o que veio a acontecer em 19 de abril de 1973, na Alemanha, pela transformação do movimento Acção Socialista em partido político.
O presidente do PS, Almeida Santos, considerou que “o mais genuíno combatente” contra o Estado Novo, entre todos os socialistas à época era Tito de Morais, “o mais disposto ao último sacrifício”.
Um homem que “se norteou por princípios éticos” e “nunca quis cargos políticos”, tendo sido secretário de Estado do Emprego.
“Quando se pôs o problema de quem é que ficava nos Governos provisórios em representação do PS, ele disse: vocês vão para o Governo que eu fico no partido”, acrescentou.