home

Zona Livre Tecnológica da Marinha promove inovação ao serviço da economia nacional

Zona Livre Tecnológica da Marinha promove inovação ao serviço da economia nacional

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, presidiu ontem à apresentação da primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) do país, localizada na Península de Troia, no distrito de Setúbal, destacando a valência deste novo espaço da Marinha portuguesa para responder aos desafios que o país tem pela frente em matéria de defesa, contribuindo, igualmente, para a “promoção da economia nacional, da inovação e do desenvolvimento tecnológico”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
Helena Carreiras

“Acabámos de inaugurar a primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal, aqui no CEOM – Centro de Experimentação Operacional da Marinha, um lugar onde vai ser possível fazer testes, experimentar processos de inovação tecnológica, produtos e serviços”, referiu Helena Carreiras, realçando, no projeto, o “trabalho cooperativo entre várias áreas governativas e envolvendo uma variedade de entidades que inclui universidades, as empresas e os utilizadores destas tecnologias inovadoras”.

“Um outro aspeto importante do contributo deste espaço de testes tem a ver com a própria capacitação das nossas Forças Armadas e a incorporação de processos de inovação tecnológicos nas várias capacidades e equipamentos”, sublinhou a governante, acentuando, por outro lado, “o contributo para a promoção da economia nacional, da inovação e do desenvolvimento tecnológico”.

A ministra da Defesa Nacional, que esteve acompanhada na visita pelo almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, depois de se inteirar do trabalho que já está a ser desenvolvido, sublinhou também a importância do reconhecimento da NATO, que decidiu integrar o CEOM de Troia no projeto DIANA (Defense Innovation Accelerator for the North Atlantic).

ARTIGOS RELACIONADOS