Vitória inequívoca do PS e enorme derrota da Direita
Numa primeira reação às projeções dos resultados eleitorais, divulgadas ao início da noite, a Secretária-geral adjunta afirmou que, tal como se veio a confirmar, se estava perante uma vitória inequívoca do PS e uma derrota “histórica do conjunto PSD e CDS-PP”.
“Há uma clara vontade dos eleitores de continuarmos com um Governo de estabilidade liderado pelo PS. E o PS empenhar-se-á no sentido de que os próximos quatro anos sejam de estabilidade política, social e de progresso em Portugal”, adiantou a dirigente socialista.
Em resposta aos jornalistas presentes no habitual “quartel-general” socialista nos atos eleitorais, situado numa unidade hoteleira, em Lisboa, Ana Catarina Mendes reforçou que “estes resultados confirmam a ideia de se dar mais força ao PS para que haja um Governo estável ao longo da legislatura. É preciso continuarmos o caminho iniciado há quatro anos”.
A dirigente socialista, ontem reeleita para mais um mandato no Parlamento, referiu ainda, comentando os dados indicativos do nível de abstenção, que o PS “apelou sistematicamente a uma maior participação dos portugueses” nas eleições e agradeceu a forte “mobilização” dos militantes e simpatizantes socialistas na campanha eleitoral.