home

Vasco Cordeiro apresentou equipa “motivada e determinada” em defesa dos Açores

Vasco Cordeiro apresentou equipa “motivada e determinada” em defesa dos Açores

O presidente indigitado do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou ontem, em Angra do Heroísmo, que o novo Executivo açoriano “está motivado e determinado” a responder aos desafios da região.
Vasco Cordeiro apresentou equipa “motivada e determinada” em defesa dos Açores

“É um elenco que está motivado, determinado e pronto a responder aos desafios que vamos enfrentar nestes próximos quatro anos nas mais variadas áreas, concretizando as linhas de orientação estratégicas e os objetivos traçados no programa eleitoral do PS que foi sufragado maioritariamente nas eleições do passado dia 16 de outubro”, afirmou Vasco Cordeiro, na apresentação pública do elenco do XII Governo Regional, que ontem decorreu no Palácio dos Capitães Generais.

O líder do PS/Açores, que renovou a maioria absoluta e cumprirá o seu segundo mandato, foi ontem indigitado pelo representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, a quem apresentou formalmente a composição do novo Executivo, que amanhã tomará posse.

Vasco Cordeiro salientou que a nova equipa governativa, que tem uma média de idades de 46 anos, apresenta “uma orgânica ágil”, tendo destacado a criação de um novo departamento governamental dedicado às áreas da Energia, do Ambiente e do Turismo.

“Trata-se de áreas estratégicas para o futuro da nossa região e que veem, assim, reforçadas a sua componente institucional e de atenção política”, referiu Vasco Cordeiro, considerando que estes “são alicerces do desenvolvimento futuro” dos Açores.

O Governo Regional toma posse amanhã, às 15h00 locais (16h00 em Lisboa), perante a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, ilha do Faial.

A melhor resposta aos desafios com que a Região se confronta

O PS/ Açores saudou também a constituição do novo Governo, elogiando a sua orgânica e sublinhando a qualidade do novo elenco governativo.

Os socialistas açorianos salientam que a escolha da nova equipa Executiva demonstra, mais uma vez, que o PS tem sabido adaptar-se “aos desafios que o processo de desenvolvimento da Região coloca, renovando a ambição de procurar sempre melhores soluções governativas”. De que é exemplo, destacam, a criação da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, articulando a salvaguarda “do apoio às áreas emergentes, sem descurar aquelas que são as áreas económicas fundamentais e tradicionais” da região.

Afirmando que a composição na nova equipa governativa dá “totais garantias”, agregando “experiência política, ambição e determinação”, o PS/Açores considera estarem reunidas as condições indispensáveis “para cumprir com sucesso a missão mais nobre da governação: servir em nome do nosso futuro coletivo”.

O PS/Açores aponta ainda para a prioridade de dotar agora o novo Executivo, com a maior brevidade possível, “com os meios programáticos e institucionais necessários para cumprir os nossos compromissos com os açorianos”.

“O sucesso do XII Governo Regional será o sucesso de todos os açorianos”, sublinha.