home

Vasco Cordeiro anuncia programa inovador para promover emprego mais seguro

Vasco Cordeiro anuncia programa inovador para promover emprego mais seguro

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou ontem, em São Miguel, a criação de um programa de apoio à conversão de contratos de trabalho a prazo em definitivos, a levar a cabo na próxima legislatura, com o objetivo de reforçar o combate à precariedade laboral e promover “emprego mais seguro e melhor remunerado”.
Vasco Cordeiro anuncia programa inovador para promover emprego mais seguro

Num jantar comício na Povoação, ilha de São Miguel, o líder socialista açoriano afirmou que o reforço do combate à precariedade laboral é um dos instrumentos prioritários que o PS quer colocar em prática no próximo ciclo governativo na região, por forma a melhorar “a situação dos trabalhadores, da economia, das famílias e das empresas dos Açores”.

Vasco Cordeiro realçou os resultados conseguidos pela Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial na corrente legislatura, referindo-se à diminuição da taxa de desemprego de 18% em 2014 para 11% em 2016, salientando que a região tem o mais baixo número de desempregados inscritos nas agências de emprego desde 2011, com um aumento das ofertas de emprego superior a 200%, quando comparados os meses de agosto de 2015 e 2016.

Indicadores que têm vindo a seguir uma evolução positiva mas que deixam o presidente dos socialistas açorianos ainda inconformado, assumindo o compromisso de continuar a lutar pela “criação de um emprego mais seguro, menos precário e melhor remunerado”. Vasco Cordeiro salientou ainda, em articulação com este programa, a aposta na qualificação dos trabalhadores açorianos, visando aumentar a sua empregabilidade.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro sublinhou que o atual Executivo açoriano “tudo fez para honrar os compromissos assumidos para com os povoacenses”, dando como exemplos os projetos para a ligação entre as Furnas e a Povoação, e da intervenção no Porto da Ribeira Quente, ou as recentes melhorias na Escola da Povoação, tendo ainda anunciado a proposta de criação de um Plano Integrado para o Vale das Furnas, de forma a “valorizar os recursos hídricos daquela que é uma das maiores hidrópoles do mundo”.

“O concelho da Povoação tem potencialidades, em especial no Vale das Furnas, no âmbito do turismo de bem-estar. É preciso rentabilizar aquele que é um recurso próprio, para se poder definir as medidas que possam ajudar na criação de riqueza e de emprego”, preconizou o líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro.

Sectores tecnológicos e tradicionais estão a criar emprego nos Açores

Antes, o presidente do PS/Açores deslocara-se ao Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon, onde visitou várias empresas, salientando que o crescimento do emprego verificado nos últimos quatro anos tem sido visível, quer através das novas empresas de base tecnológica quer através de sectores mais tradicionais, como a agroindústria.

Vasco Cordeiro realçou a aposta estratégica que o Governo dos Açores tem feito no âmbito das novas tecnologias, “não apenas com o apoio de infraestruturas como o Nonagon ou o Parque de Ciências e Tecnologia da Ilha Terceira, que está em construção”, mas também através de um conjunto de programas e de incentivos, como é o caso do Competir+ ou o Empreendejovem”, que “estão colocados em prática e que estão a produzir resultados do ponto de vista da criação de emprego e de riqueza”.

Por outro lado, o líder socialista salientou igualmente o “potencial imenso do ponto de vista da criação de emprego e da criação de riqueza” nos sectores mais tradicionais, como a agricultura, revelando que a estratégia para os próximos quatro anos passará “valorizar os produtos mais tradicionais”, nomeadamente através da “criação de um programa específico dirigido à agroindústria, de forma a reforçar a sua capacidade de penetração em mercados externos”.

Quanto ao sector turístico, Vasco Cordeiro considera que “existe alguma margem para o crescimento”, defendendo que o seu desenvolvimento “tem muito a ver com a reforma das acessibilidades aéreas, proposta, negociada e concretizada pelo Governo Regional do PS”.

“A rentabilidade do nosso destino turístico não se deve alicerçar apenas nesta questão de termos mais e mais turistas, mas na criação de valor, em termos do turismo que oferecemos. Os principais desafios do setor passam por uma qualificação contínua e reforçada da qualidade do produto turístico e dos serviços com ele relacionados, mas também pela sustentabilidade, seja ela a nível económico, social, ambiental e na área do emprego”, sintetizou Vasco Cordeiro.