home

V Fórum de alto nível China-Europa

Numa deslocação à China, Ana Catarina Mendes participou no V Fórum de Alto Nível China-Europa, uma iniciativa que liga a Europa, África e Ásia.
Nesta cimeira, a Secretária Geral-Adjunta do Partido Socialista destacou a importância das relações China-Europa, e Portugal-China em particular.
Começando por lembrar os contributos que a cultura Chinesa deu ao mundo – muito antes de outras culturas – a dirigente evidenciou os benefícios mútuos que se podem alcançar pelo reforço das relações com este parceiro estratégico.
Numa iniciativa que conta com mais de 60 países e organizações internacionais, pretende-se intensificar a cooperação tendo e a promoção da prosperidade económica e as trocas entre diferentes civilizações com vista a um desenvolvimento pacífico.
A cooperação económica resultante é um passo determinante para a integração económica e cultural dos países envolvidos construindo-se assim uma comunidade com interesses e responsabilidades partilhados.
Neste contexto, torna-se claro que a união Europeia tem de estar presente neste debate e na construção desta cooperação.
Dada a sua longa história de relações com a China, nas quais Macau é um exemplo emblemático, Portugal pode e deve desempenhar um papel preponderante nesta relação como um parceiro diplomático, económico e político de referência a nível global.