home

Um redondo número

O Ação Socialista Digital dobra hoje o cabo dos quinhentos. Quinhentos dias de notícias. Quinhentas edições, todas iguais no cuidado de preparação, no rigor da mensagem, na qualidade do resultado final. Quinhentas edições, todas diferentes na variedade de conteúdos e imagens. Nenhuma edição é igual a outra. Cada edição é única, planeada, construída e finalizada para corresponder ao interesse dos nossos atentos e exigentes leitores. A pensar em si.

Zeca Afonso cantou um redondo vocábulo numa inesquecível canção. Como as palavras, também os números têm sentidos, conotações, valências. Podem exibir a sua singularidade ou apresentar-se em múltiplas combinações. Há números cabalísticos e números especiais. No caso que nos interessa, se o número 1 nos remete para a génese, o 500 afirma a consolidação do projeto. Nestes 500 números dados à estampa, o Ação Socialista Digital (ASD) granjeou reconhecimento, fidelizou diferentes públicos e consolidou-se enquanto projeto comunicacional do PS. Projeto pioneiro e singular no universo de comunicação política no nosso país. Estas são algumas boas razões para festejarmos e olharmos com confiança o futuro.

Poder-se-á dizer que a maioria das 500 edições é “normal”. Mas houve seguramente uma minoria que deixou uma marca memorável, como as edições dedicadas à morte do fundador e primeiro Secretário-geral do PS, Mário Soares. E vão também ficar para a história, a notícia da queda do governo de direita, da formação do governo do PS, apoiado pela nova maioria parlamentar de esquerda, bem como a histórica imagem da esquerda unida, aplaudindo de pé a aprovação do Orçamento do Estado para 2016.

E continuam disponíveis, ao alcance de um clique, importantes informações e documentos, designadamente, a Agenda para a Década, o Cenário Macroeconómico e o Programa do XXI Governo Constitucional.

Daniel Pennac, no seu interessante livro Como um Romance, refere a importância e o prazer de ler. Não se trata de saber se temos ou não tempo para ler. Quem tem pouco tempo, pode “debicar” uma ou outra notícia identificada na “capa” pela respetiva imagem do conjunto que compõe a narrativa da edição diária.

Uma palavra de agradecimento a todos os que têm ajudado a consolidar o ASD, em especial aos mais de cem colunistas que, com a sua opinião, enriquecem cada edição, e ao pequeno, competente e dedicado núcleo redatorial, chefiado pelo profissional e criativo André Salgado.
Com o apoio de todos, com o seu apoio, vamos preparar com o mesmo entusiasmo a próxima série de 500.

In Acção Socialista Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *