home

“Um futuro com história”: PS apresenta programa das comemorações dos 50 anos da sua fundação

“Um futuro com história”: PS apresenta programa das comemorações dos 50 anos da sua fundação

O Partido Socialista comemora este ano, a 19 de abril, o cinquentenário da sua fundação. Cinco décadas ao serviço da democracia, de Portugal e dos portugueses, que coroaram nesse dia de 1973, como referiu o presidente do PS, Carlos César, um percurso de uma ideia que foi “ganhando corpo desde a década de 20 do século passado, passando pela resistência republicana e socialista dos anos 50 e pela ação socialista da década de 60”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Carlos César e João Torres

O dia 19 de abril de 1973 marca o dia em que Portugal passou a contar, como defendeu Carlos César, em conferência de imprensa, com um partido socialista democrático, “ancorado na solidariedade internacional, e sem o qual dificilmente o país teria superado as ameaças à instalação e ao funcionamento de uma sociedade pluralista”.

Fundado há 50 anos, na cidade alemã de Bad Munstereifel, o PS orgulha-se, cinco décadas depois da sua fundação, de ser o partido português que mais tem contribuído, como garantiu Carlos César, para a criação de importantes serviços públicos que “tipificam o Estado social em Portugal”, dando como exemplo o SNS, a escola pública ou a Segurança Social pública, entre outros, lembrando ainda o combate sem tréguas que o partido dirigiu contra a crise gravíssima da pandemia de Covid-19 e a luta que, mais recentemente, continua a travar contra as consequências da guerra que ainda se mantém no leste europeu.

Tal como anunciou o presidente do PS, o programa das comemorações dos 50 anos da fundação do PS vai estender-se entre o dia 19 de abril até 7 de dezembro de 2024, dia em que se assinalará o centenário do nascimento do primeiro líder do partido, Mário Soares, que será alvo de uma primeira homenagem já no dia 19 de abril, no cemitério dos Prazeres, em Lisboa, lembrando a este propósito Carlos César a participação e o papel destacado nos vários eventos, quer da Fundação alemã Friedrich Ebert, quer da Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

Para este dia está também agendado um encontro do líder socialista, António Costa, com jovens, sobre os desafios da construção do futuro, e um convívio à noite, no pavilhão Carlos Lopes, evento que contará com a presença do chanceler alemão, Olaf Scholz, do histórico dirigente do PSOE, Filipe Gonzalez, do antigo ministro dos governos de Mário Soares e de António Guterres, Jaime Gama.

No dia 23, as comemorações serão alargadas também à cidade do Porto, que acolherá, no pavilhão Rosa Mota, uma grande festa popular, com a presença de destacados dirigentes nacionais e internacionais, com realce para o histórico dirigente socialista, Manuel Alegre, para o líder do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e para o presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), Stefan Lofven.

As comemorações do cinquentenário do PS, com uma vasto programa de convite à participação de todos os militantes e portugueses, estruturam-se, igualmente, com a realização de um ciclo de debates que procuram refletir sobre questões de interesse nacional e internacional, iniciativas que culminarão com a realização de uma conferência internacional sobre o futuro da democracia e do socialismo democrático, que “acolherá uma conferência do PSE e uma reunião da Aliança Progressista, assim como uma reunião do Conselho da Internacional Socialista”.

Disponibilização do acervo histórico

Presente nesta conferência de imprensa esteve também o Secretário-Geral Adjunto, João Torres, anunciando, na ocasião, que no âmbito das comemorações do cinquentenário do PS serão lançados uma medalha evocativa e um selo comemorativo, assim como o descerramento na sede nacional, em Lisboa, de uma placa comemorativa do aniversário, estando ainda previsto, como acrescentou, o lançamento do sítio intitulado ‘Marca Reformista’, assim como a “disponibilização do acervo histórico em suporte digital”.

Também no âmbito cultural, ainda de acordo com João Tores, serão inauguradas as exposições intituladas ‘19 de abril’ e ‘Cartazes da História do PS’, havendo ainda lugar a exposições fotográficas sobre “momentos da história do PS” e uma exposição itinerante sobre a História do PS, que passará pelas “capitais de distrito e pelas regiões autónomas”.

ARTIGOS RELACIONADOS