home

“Soares sempre fixe!” em fotografias de Inácio Ludgero

“Soares sempre fixe!” em fotografias de Inácio Ludgero

É lançado esta terça-feira o livro “Soares sempre fixe!”, um álbum documental evocativo do antigo Presidente da República, primeiro-ministro e Secretário-geral do PS, que reúne fotografias de Inácio Ludgero, compreendendo o período entre 1974 e 2012.
“Soares sempre fixe!” em fotografias de Inácio Ludgero

Integram ainda a obra o ‘fac-símile’ de alguns documentos e textos do próprio fotógrafo, do presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), José Jorge Letria, do administrador da Fundação Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins, e do ensaísta Eduardo Lourenço.

O álbum abre com uma fotografia na agremiação Voz do Operário, em Lisboa, em abril de 1974, com Mário Soares ao lado de Álvaro Cunhal, e inclui várias fotografias de cerimónias de Estado e visitas oficiais, em Bruxelas e também imagens com a família.

No seu texto, José Jorge Letria lembra Soares como uma figura maior da política que “acreditou num Portugal apontado para o futuro capaz de vencer as adversidades da vida e do mundo global com tolerância, espírito humanista e respeito pela cultura”.

“Os autores portugueses respeitam, e admiram Mário Soares como um dos seus, também por saberem que como primeiro-ministro e Presidente da República sempre considerou que a cultura deve ter importância estratégica e mobilizadora na vida de uma nação e de um povo que sabe olhar para o mundo e para o seu tempo”, escreve ainda o presidente da SPA.

Eduardo Lourenço, por seu lado, considera Soares “a figura da nossa geração que entraria viva na memória do nosso século como a encarnação civil do regresso ao ideal democrático”.

“Alguém em quem a aparência e o natural mistério que cada um esconde eram nele uma espécie de espelho transparente”, afirma ainda o ensaísta, projetando a inspiração do autor deste documento fotográfico “no exemplo mesmo da ‘verdade’ sem pose – da ‘verdade’ que Mário Soares ilustrou como se lhe fosse ao mesmo tempo fraterna e inacessível”.

Sobre o fotógrafo, deixou escrito Mário Soares: “Inácio Ludgero é um prestigiado repórter fotográfico, que tem dedicado a sua vida a registar pela imagem os acontecimentos mais importantes das últimas décadas. Fá-lo com competência técnica, apurado sentido estético e uma invulgar simpatia humana”.

“Soares sempre fixe!”, editado pela Guerra & Paz, é apresentado esta tarde, às 18h30, na sala-galeria Carlos Paredes da SPA, em Lisboa.