Semana da Leitura sob o lema “Liberta o leitor que há em ti!”
Sob o lema “Liberta o leitor que há em ti!”, a iniciativa tem como objetivo envolver de forma dinâmica “a sociedade civil no prazer da leitura como ato comunicativo, em constante diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências”, refere a tutela da Educação.
Durante a semana, decorrerão várias iniciativas de norte a sul do País, com o objetivo de se festejar a leitura como um espaço de encontro, criativo e colaborativo, desafiando todos a ler.
“Ler a qualquer hora, em qualquer lugar, através das mais diversas plataformas, desvendando as múltiplas oportunidades que a leitura, espaço de reflexão ou de divagação, possibilita”, é o desafio que se propõe.
A “Semana da Leitura” teve já início na segunda-feira, com uma leitura encenada pelos atores do Teatro Umbigo, durante uma viagem no Metropolitano de Lisboa, entre as estações do Senhor Roubado e Marquês de Pombal, que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa.
Esta terça-feira, com o apoio do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, decorrerá uma conversa com um investigador, junto dos alunos do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, em Matosinhos, revelando a importância da leitura na Ciência. Esta experiência irá repetir-se na quinta-feira, agora no Observatório Astronómico de Lisboa.
Amanhã, quarta-feira, o Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, celebra a leitura e os seus 250 anos, convidando os Urban Sketchers a desenhar o espaço envolvente e a dialogar com os visitantes sobre as histórias por detrás das imagens.
Para encerrar a “Semana da Leitura”, destaque para o Festival Literário de Nelas, uma grande festa da leitura no interior do país, onde estará presente o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Paralelamente, em centenas de escolas e municípios de todo o país, vão decorrer jornadas literárias e atividades de promoção do livro e da leitura, indo ao encontro da missão desta iniciativa.