home

Rui Santos recandidato à liderança dos Autarcas Socialistas

Rui Santos recandidato à liderança dos Autarcas Socialistas

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, encabeça a lista única candidata à liderança da Associação Nacional dos Autarcas do Partido Socialista (ANA/PS) nas eleições que vão ter lugar nos próximos dias 19 e 20 de janeiro, em simultâneo com as eleições para as concelhias do PS.
Autarcas Socialistas afirmam que acesso à informação sobre Covid-19 tem sido importante

O atual líder da ANA/PS destaca, para este segundo mandato a que se candidata, a importância de olhar para o futuro, antecipando os desafios que se colocam aos municípios portugueses enquanto agentes de desenvolvimento do território, de criação de condições de vida melhoradas para as populações e de promoção da coesão do território nacional, nomeadamente na prioridade à concretização da descentralização administrativa.

“Portugal é um país com uma organização demasiado centralista, em que muitas das competências exercidas pelo Estado Central deveriam, a bem das populações, ser executadas pelas autarquias locais. Muitas das necessidades sentidas pelas populações têm uma expressão eminentemente local, sendo certo que é nas autarquias locais que se poderá, de forma eficiente e rápida, encontrar a respetiva resolução”, afirma.

“Estamos convencidos de que a descentralização administrativa vai marcar, certamente, o atual mandato autárquico”, sustenta Rui Santos, acrescentando que a equipa com que se candidata a novo mandato partilha a plena confiança na “capacidade dos autarcas nacionais em assumirem um papel ainda mais relevante na organização do Estado”, ao encontro do desígnio já assumido pelo atual Governo socialista nesta matéria.

Também a nova Lei das Finanças Locais, cujo anteprojeto apresentado pelo Governo foi conhecido no final de 2017, será, segundo o autarca de Vila Real, marcante para o futuro das autarquias portuguesas.

“É fundamental que a nova Lei das finanças Locais seja um dos pilares desta profunda reforma do Estado que é a descentralização de competências para as autarquias. Tem que ser também uma ferramenta que permita às autarquias cumprirem na plenitude todas as suas funções e acabe com constrangimentos à sua autonomia e financiamento”, sustenta.

Os candidatos aos órgãos da ANA/PS

Na lista para a direção nacional da ANA/PS, liderada por Rui Santos, figuram ainda os presidentes de câmara da Amadora (Carla Tavares), da Lousã (Luís Antunes), de Tavira (Jorge Botelho), de Alfândega da Fé (Berta Nunes), de Castelo Branco (Luís Correia), da Covilhã (Vítor Pereira), de Guimarães (Domingos Bragança), de Ourique (Marcelo Guerreiro) e de Góis (Maria Lurdes Castanheira), assim como a presidente da Junta de Freguesia dos Olivais (Lisboa), Rute Lima.

Para a Assembleia Geral, são candidatos os autarcas de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, de Mangualde, João Azevedo, e de Paredes de Coura, Vítor Pereira.

Nuno Mascarenhas, Marco Martins e Carlos Filipe Figueiredo, autarcas de Sines, Gondomar e Seia, respetivamente, encabeçam, por sua vez, a lista para o Conselho Fiscal do orgão dos autarcas socialistas.