“No próximo quadro comunitário, as intervenções de desenvolvimento urbano sustentável continuarão a ter prioridade na utilização dos fundos europeus”, garantiu Ana Abrunhosa, na inauguração do Parque Urbano de Anadia.
A ministra revelou ainda que o Governo pretende, pela primeira vez, incluir as Juntas de Freguesia como beneficiárias dos fundos europeus no próximo quadro comunitário, ao encontro da concretização “das suas competências de projetos de proximidade de coesão social e territorial”.
Segundo a governante, existe a ambição de “ter em todas as Juntas de Freguesia uma loja CTT, espaços do cidadão e tudo o que sejam serviços de proximidade à população”.
“A pandemia ensinou-nos a importância do poder autárquico de proximidade. Hoje, tudo se faz à distância com a ajuda da tecnologia, mas bem sabemos que uma parte importante da população precisa de apoio para ter acesso a esses serviços”, sublinhou.
O Parque Urbano ontem inaugurado no município de Anadia, ocupando uma área de 8,5 hectares, representa um investimento superior a quatro milhões de euros, financiado em 1,5 milhões de euros pelo Centro 2020, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).