home

Reforçar a qualificação dos açorianos para aumentar a empregabilidade na região

Reforçar a qualificação dos açorianos para aumentar a empregabilidade na região

O presidente do PS/Açores defendeu ontem, em Ponta Delgada, a ambição para a próxima legislatura de “reforçar a qualificação dos açorianos como fator de aumento da sua empregabilidade”.
Reforçar a qualificação dos açorianos para aumentar a empregabilidade na região

Vasco Cordeiro falava à saída de uma visita à Escola Profissional Sindicato de Escritório e Comércio de São Miguel e Santa Maria (EPROSEC), nos Arrifes, salientando que a qualificação constituirá “um dos aspetos fundamentais da nossa proposta e do nosso projeto na próxima legislatura, não apenas ao nível da empregabilidade”, mas também do “ponto de vista da própria realização pessoal e profissional dos açorianos”.

O líder dos socialistas açorianos sublinhou o percurso já realizado, “do ponto de vista de infraestruturas”, valorizando o papel do ensino profissional na região.

Para o presidente do PS/Açores, esta aposta no ensino profissional não deve incidir apenas sobre a “formação inicial dos jovens”, que considerou como um “pilar essencial”, mas também na “requalificação de ativos, permitindo que por essa via aqueles que já trabalham possam ver melhoradas as suas competências e qualificações, no sentido de garantir também uma maior empregabilidade, melhores condições de ter um emprego mais seguro e melhor remunerado”.

“Na próxima legislatura temos a ambição de qualificar mais os açorianos, para que possam aceder a ofertas de emprego mais remuneradas, auferindo melhores rendimentos”, reforçou Vasco Cordeiro.

Estratégia regional de combate à pobreza e exclusão

Ainda no dia de ontem, participando num comício no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, Vasco Cordeiro anunciou a proposta de uma estratégia regional de combate à pobreza e exclusão social, a implementar na próxima legislatura, para a qual quer convocar as autarquias e as instituições particulares de solidariedade social.

“Na próxima legislatura queremos criar e pôr em funcionamento uma estratégia regional de combate à pobreza e à exclusão social, chamando não apenas o departamento do Governo que tem essa responsabilidade, mas chamando todos os departamentos do Governo para que, de forma articulada, se possa dirigir medidas para avançarmos na luta e no combate a esses fenómenos”, afirmou o líder socialista, acrescentando que quer chamar “à definição e implementação dessa estratégia” as autarquias e as instituições particulares de solidariedade social, que “estão no terreno e que sabem melhor do que ninguém aquilo que se passa todos os dias”.

Vasco Cordeiro explicou que esta estratégia assenta em três pilares, um dos quais a educação, “a principal ferramenta” com a qual os Açores devem combater a pobreza e a exclusão social.

O segundo pilar passa pelo emprego, “criando medidas de desenvolvimento económico” e “medidas que possam qualificar” os açorianos, para terem um emprego cada vez mais seguro e melhor remunerado, referiu, apontando os apoios sociais como o terceiro pilar.

“Temos consciência que é também a responsabilidade de um Governo Regional do Partido Socialista estender a mão, ajudar a erguer, ajudar aqueles que, por ventura necessitem, a trilhar o seu caminho pelos seus pés, mesmo com uma ajuda inicial da parte” do Executivo, adiantou.

Afirmando que esta iniciativa “não pretende ser a estratégia do Governo”, mas “um desígnio regional, um objetivo de toda a região”, o líder socialista declarou que se pretende que esta se dirija em especial aos “mais fragilizados”, crianças, jovens e idosos.

“É esse o nosso compromisso e temos perfeita noção e convicção de que seremos capazes de, com a implementação desta estratégia, dar passos significativos no combate à pobreza e à exclusão social”, realçou.