home

Reabilitação do Estádio Nacional devolve ao país a “joia da coroa” do Jamor

Reabilitação do Estádio Nacional devolve ao país a “joia da coroa” do Jamor

O primeiro-ministro, António Costa, presidiu na sexta-feira, em Oeiras, à cerimónia de assinatura do protocolo para a dinamização e reabilitação do Estádio Nacional, realçando o investimento no que considerou ser a “joia da coroa” do complexo desportivo do Jamor, com o objetivo de dotar este equipamento histórico com as condições necessárias para acolher grandes provas desportivas nacionais e internacionais.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
António Costa

“No conjunto do complexo desportivo do Jamor, ao longo destas décadas, têm sido vários os investimentos (…), mas houve um equipamento, estranhamente aquele que parece ser a joia da coroa deste complexo, que, por razões diversas, não acompanhou a revitalização e a modernização”, começou por assinalar António Costa, observando que o Estádio Nacional, inaugurado em 10 de junho de 1944, “é uma notável peça arquitetónica”, mas que não deve resumir-se a um “sítio arqueológico”.

O primeiro-ministro exemplificou com o “enorme desafio” que representa, todos os anos, a organização da final da Taça de Portugal, tanto masculina, como feminina, a fim de “encontrar condições minimamente adequadas” para a sua realização, desde logo, a nível da segurança, assim como tratar-se de um equipamento que já não reúne, hoje, as condições para “acolher certas provas internacionais”.

“E é uma pena que não tenha. É uma pena para as modalidades, para a produção do desporto, para a competitividade do país”, disse.

Para estabelecer os princípios e condições para a reabilitação do Estádio Nacional, foi assinado este novo protocolo, que reuniu as três federações utentes do recinto (atletismo, futebol e râguebi), a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

“Todos juntos vamos conseguir fazer deste Estádio Nacional o que ele merece ser para celebrar os seus 80 anos, que é um espaço contemporâneo, adaptado às realidades de hoje e que permita, com toda a segurança, vir a ser palco das mais relevantes provas desportivas”, afirmou António Costa.

Também presente na cerimónia, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, defendeu que o protocolo agora celebrado “é um passo na corrida fundo para apoiar o desporto”.

Além de António Costa, Ana Catarina Mendes, do autarca de Oeiras e dos presidentes do IPDJ e da DGPC, marcaram ainda presença na cerimónia o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e os presidentes das federações portuguesas de atletismo, futebol e râguebi.

ARTIGOS RELACIONADOS