PS trouxe desenvolvimento a todos os concelhos de Viseu
No distrito de Viseu, “conhecido como o ‘Cavaquistão’, o PS conseguiu afirmar a sua coerência com os seus princípios fundadores e alavancou, em todos os concelhos, processos de desenvolvimento irreversíveis. Pela mão do PS, o distrito de Viseu tornou-se efetivamente um centro estratégico de Portugal”, assegurou o coordenador regional do PS José Rui Cruz na sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista, em Viseu.
O deputado recordou que as “últimas eleições europeias deram, pela primeira vez, uma vitória ao PS no concelho de Viseu. Era a única capital de distrito onde o PS nunca tinha vencido”. Fica, assim, comprovado que “as populações reconhecem o trabalho feito” pelo partido, dando um “voto de confiança ao Governo do PS”, sublinhou.
José Rui Cruz frisou que a presente legislatura, que está quase a terminar, “tinha três grandes objetivos para o distrito”: “O IP3 será requalificado, a consignação da obra está feita; a ampliação da urgência do Hospital de Viseu recebeu o visto do Tribunal de Contas, por isso a obra pode ser realizada; e o Centro Oncológico de Viseu vai ser construído”, tendo sido já apresentado o projeto de arquitetura.
Ora, o deputado socialista defendeu a importância de se “levar por diante a solução apresentada pelo primeiro-ministro de requalificação do IP3”. “A solução encontrada, que permite que o traçado Viseu-Coimbra tenha 85% do seu traçado com quatro faixas de rodagem, sem portagem, é boa e foi aceite pelos empresários e autarcas da região”, recordou.
No entanto, “o PSD, nos dias pares, concorda com a solução, nos ímpares não”, lamentou. O que não impede o PS de avançar. O objetivo é “fazer a obra conforme o primeiro-ministro a apresentou, em três fases, estando a primeira empreitada já consignada”, garantiu.
Esta tem sido “uma reivindicação maior do distrito de Viseu, porque ela é fundamental para sustentar o tráfego que se realiza entre as duas capitais de distrito, pela importância estratégica da ligação dos dois distritos, não apenas para estes, mas também para o país”, disse.
Esta tem sido a luta do PS de Viseu nos últimos anos, já que “o movimento de pessoas e bens em setores como a educação, a saúde, o comércio nacional e internacional, a indústria e o turismo exigem uma ligação rodoviária segura, decente e moderna”, asseverou.
“Finalmente teremos um IP3 requalificado, graças ao Partido Socialista”, congratulou-se o socialista.