home

PS relança Secção de Londres

PS relança Secção de Londres

Uma delegação do Partido Socialista, composta pelo Secretário Nacional para as Comunidades, António Galamba, e o Deputado à Assembleia da República, Paulo Pisco, participaram num conjunto de iniciativas com a Comunidade Portuguesa na região de Londres.

Na Sexta, 24 de Fevereiro, a Delegação reuniu com o Embaixador de Portugal em Londres, João de Vallera, tendo sido debatidas diversas questões relacionadas com a integração da Comunidade Portuguesa na sociedade britânica, com o ensino do português e com importância da articulação partidária com partidos da mesma família política para a projecção de cidadãos portugueses para lugares de responsabilidade nos órgãos de gestão do território. Uma oportunidade para sublinhar a importância da organização, do trabalho construtivo e da iniciativa entre os cidadãos portugueses como meio para dar mais voz e mais expressão à Comunidade. Aliás, o peso real da comunidade de cidadãos oriundos dos países de expressão oficial portuguesa não tem a adequada importância política que merece e deve ter. Depois da reunião com o Embaixador, a Delegação reuniu com o Cônsul de Portugal em Londres.

No Sábado, 25 de Fevereiro, a Delegação deslocou-se a Peterborough, a 150 quilómetro de Londres, para contactar com elementos da Comunidade Portuguesa. Num território rural, a Comunidade expressou a sua preocupação com a sustentabilidade da oferta de ensino do português, com alguns episódios de bloqueios no acesso aos cuidados de saúde e aos serviços públicos, e num certo aproveitamento da falta de coesão e de organização da Comunidade na afirmação dos seus interesses.

De regresso a Londres, António Galamba e Paulo Pisco acompanharam o candidato à Câmara de Londres, Ken Livingstone e o council de Lambeth, Steve Reed, numa visita ao Centro Comunitário Português, uma oportunidade para sublinhar a importância que a candidatura do Partido Trabalhista atribui à Comunidade Portuguesa nas eleições de Maio próximo. Numa iniciativa cheia de significado político, pelo compromisso que implica com a Comunidade de Cidadãos que falam a língua portuguesa, foi sublinhada a importância daquele espaço como plataforma para uma maior integração e relevância política da Comunidade.

Ken Livingston e Steve Reed sublinharam a importância dos falantes de português para Londres, tendo assistido à actuação do Rancho Alegria do Norte. No final, os participantes dirigiram-se a à zona Sul de Lambeth, concelhia por “Little Portugal”, para contactos com os comerciantes portugueses e por fim realizou-se uma visita às instalações da Empresa de Panificação “Madeira”.

Ainda no Sábado, ficou formalizado o relançamento do Partido Socialista em Londres com o empresário Henrique Carneiro a assumir a Coordenação da estrutura.