home

PS quer ouvir ministro do Ambiente em comissão parlamentar sobre interconexões energéticas

PS quer ouvir ministro do Ambiente em comissão parlamentar sobre interconexões energéticas

“O Partido Socialista não pode aceitar que, regimentalmente, seja consagrado que o Orçamento do Estado [para 2023] seja discutido numa sessão dedicada ao Orçamento e que o PPD/PSD tenha procurado, numa manobra de diversão, fugir ao debate”, salientou esta terça-feira Eurico Brilhante Dias, que anunciou que o PS vai propor a reunião conjunta das comissões parlamentares do Ambiente e dos Assuntos Europeus para ouvir o ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre as interconexões de energia.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

Notícia publicada por:

Eurico Brilhante Dias

“Esta manobra de fuga ao debate orçamental” iria servir “para que o PPD/PSD não se centrasse no Orçamento e fugisse ao debate, como tem vindo a fugir nos últimos dias, não apresentando alternativas e procurando desviar o assunto central para a vida das pessoas – que é a proteção dos seus rendimentos, das suas pensões e dos seus salários – para outros temas”, denunciou o presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista no final da conferência de líderes desta tarde, onde foi decidido que o debate de urgência pedido pelo PSD sobre o acordo de interconexões ibéricas de energia só se realizará depois de concluída a discussão do Orçamento do Estado, a partir de 25 de novembro.

Ressalvando que o “tema das interconexões é muito importante”, Eurico Brilhante Dias lembrou que tinha sido votado que, “até 25 de novembro, a Assembleia da República dedicaria o seu tempo ao Orçamento do Estado”, ficando em aberto a opção de, “com a autorização do presidente da Assembleia da República, ser possível fazer reunir as comissões parlamentares”, que estão suspensas devido à discussão do Orçamento.

“Por isso, o Grupo Parlamentar do PS irá propor na Comissão de Ambiente, assim como na Comissão de Assuntos Europeus, que seja feita uma audição em conjunto das duas comissões ao senhor ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre as interconexões elétricas e a gás”, avançou.

“Não vamos desviar o assunto”, garantiu Eurico Brilhante Dias, que acrescentou que o PS não cairá “numa autêntica manobra de diversão que é tapar o Orçamento com outro debate”.

O líder parlamentar do Partido Socialista deixou uma certeza: “Será por nossa iniciativa que na Comissão Parlamentar o senhor ministro virá dar todas as explicações sobre a natureza do acordo e quais serão os próximos passos para concretizar as interconexões elétricas e a interconexão a gás”.

ARTIGOS RELACIONADOS