PS expressa condolências aos governos da Alemanha e Rússia
Através de uma carta dirigida ao embaixador da República Federal da Alemanha em Portugal, Christof Weil, a Secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, expressou, em seu nome pessoal e em nome do Partido Socialista, “as mais sinceras condolências aos familiares das vítimas do atentado terrorista o corrido em Berlim”, que classificou como “um ato de terror incompreensível e inaceitável” que merece “o mais firme repúdio, profunda rejeição e veemente condenação”.
Sublinhando que se tratou de “um atentado cruel e desumano” contra “os nossos valores fundamentais da democracia e da liberdade”, a dirigente socialista manifestou ainda “profunda solidariedade” para com o povo alemão, “neste momento angustiante de particular perturbação e sofrimento”.
O atentado que vitimou o embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, mereceu igualmente o “firme repúdio” do Partido Socialista, que condenou “um ato cobarde de natureza vil, que é intolerável à luz dos valores e princípios que promovemos”.
Em carta dirigida ao embaixador da Federação da Rússia em Portugal, Oleg Belous, o secretário nacional do PS para as Relações Internacionais, Francisco André, manifestou “solidariedade ao povo da Rússia, neste momento sensível de angústia e consternação”.
“Queira transmitir ao Governo da Federação da Rússia e aos familiares do senhor embaixador Andrey Karlov a expressão do nosso mais profundo sentido de pesar”, lê-se ainda na missiva da direção socialista.