home

PS está a levar mais desenvolvimento ao interior

PS está a levar mais desenvolvimento ao interior

O deputado do PS João Azevedo salientou o papel do Governo na promoção do investimento por todo o território, assegurando que “o país não anda a duas velocidades”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

João Azevedo

“No que ao investimento diz respeito, a aposta na promoção homogénea do território define a ação dos governos do PS, potenciando um crescimento e desenvolvimento sustentável, centrado nas pessoas”, destacou o socialista numa intervenção no primeiro dia de debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2024.

João Azevedo alertou todas as bancadas que “a visão estratégica de encarar o território como um todo e a prioridade em assegurar que o território anda a uma só velocidade, com medidas de discriminação positiva, não é uma preocupação recente dos governos do Partido Socialista”.

E deu alguns exemplos de investimento real no território, como a construção do Centro Ambulatório de Radioterapia em Viseu e do novo hospital psiquiátrico do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, e também a “criação da Agenda do Turismo para o Interior, num investimento superior a 200 milhões de euros”.

“Ao contrário do que alguns querem fazer crer, de pouco adianta tentar resolver as assimetrias dos territórios apenas com benefícios fiscais”, avisou o deputado do PS, asseverando que “não valem aos territórios as medidas sem muita imaginação das bancadas da oposição”, que apenas demonstram “a despreocupação que revelam por aquele espaço territorial”.

João Azevedo frisou em seguida que “foi com este Governo que se alcançou uma redução de 60% das taxas de portagens cobradas aos utilizadores nos lanços e sublanços das autoestradas dos territórios do interior em relação aos valores de 2011”.

Confirmando que não se pode contrariar factos, o deputado socialista vincou que o PS está a “conseguir tornar Portugal mais atrativo e a levar mais desenvolvimento ao interior”.

No final da sua intervenção, João Azevedo mencionou que no Orçamento do Estado para 2024 “o Governo vai transferir quase seis mil milhões de euros para as autarquias, incluindo o Fundo de Financiamento da Descentralização, mais 600 milhões de euros que no ano passado, para permitir que o país não ande a duas velocidades”.

ARTIGOS RELACIONADOS