home

Programa do Governo debatido no Parlamento a 30 e 31 de outubro

Programa do Governo debatido no Parlamento a 30 e 31 de outubro

O Programa do XXII Governo Constitucional foi aprovado no sábado, na primeira reunião do Conselho de Ministros do novo Executivo de António Costa, tendo sido já entregue na Assembleia da República, onde será debatido nos próximos dias 30 e 31 de outubro.
Programa do Governo debatido no Parlamento a 30 e 31 de outubro

“O Conselho de Ministros, em reunião realizada hoje [sábado] na Presidência do Conselho de Ministros, procedeu à discussão e aprovação do Programa do Governo, que será remetido à Assembleia da República nos termos constitucionais”, refere o comunicado do Executivo, reunido no sábado, após a tomada de posse conferida pelo Presidente da República.

A conferência de líderes parlamentares tinha já agendado a discussão do Programa do Governo para os dias 30 e 31 de outubro, quarta e quinta-feira desta semana, no Parlamento

Nos objetivos estratégicos do programa destacam-se a consolidação do rumo e dos resultados alcançados pela governação socialista desde 2015 e, sobretudo, a sustentabilidade de longo prazo das políticas seguidas e do “trajeto virtuoso” que foi construído.

“Virada a página da austeridade, será neste novo ciclo que se devem reforçar as condições para que Portugal vença os desafios estratégicos da próxima década. É para este desígnio que concorrem quatro desafios estratégicos: combater as alterações climáticas; responder ao desafio demográfico; construir a sociedade digital; e reduzir as desigualdades”, refere o documento, apontando à garantia de um conjunto de regras de boas de governação, nomeadamente, prosseguir com “contas certas” para a convergência com a União Europeia”, a melhoria da qualidade da democracia, o investimento na qualidade dos serviços públicos e a valorização das funções de soberania.

“Portugal apresenta contas públicas equilibradas pela primeira vez na sua história democrática, registando-se há três anos os défices mais baixos da nossa democracia, e tendo a dívida sido reduzida para 118% do Produto Interno Bruto. Depois de cumprido com êxito o programa de recuperação de rendimentos e da confiança, da economia e do emprego, bem como das finanças públicas e da credibilidade internacional do país, abre-se agora um novo ciclo na sociedade portuguesa”, projeta o documento estratégico do XXII Governo.