O presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS falava no âmbito das jornadas parlamentares do PS, que decorreram esta semana, na ilha das Flores. No local, Vasco Cordeiro anunciou a visita, em breve, do ministro das Infraestruturas, João Galamba, à Região, adiantando que o governante visitará o porto de Ponta Delgada e o porto das Lajes das Flores, para acompanhar o ponto de situação das obras de reparação.
Esta infraestrutura portuária, vital para o abastecimento de mercadorias por via marítima à ilha das Flores foi destruída em 2019 pelo furacão Lorenzo, tendo a situação se agravado com a tempestade Efrain, em dezembro do ano passado, que ampliou os danos já extensivos do molhe de proteção, deixando a ponte cais praticamente desprotegida.
Para Vasco Cordeiro, a presença do ministro das Infraestruturas é “bem demonstrativa do empenho que o Governo da República demonstra com os Açores, do reconhecimento desta infraestrutura para a Região e para a ilha das Flores em concreto, e da sua vontade de ajudar à reconstrução deste porto”.
O líder parlamentar do PS alertou, porém, que “é fundamental que o Governo Regional faça a sua parte” e que “avance efetivamente com esta reconstrução porque a sua ausência está a deixar a ilha das Flores para trás”.
“Neste momento a ponte cais está mais exposta, mais vulnerável a novas tempestades e todo o tempo que perdemos na reconstrução do molhe de proteção faz perigar cada vez mais a ponte cais, que não foi desenhada para existir sem o molhe de proteção”, realçou Vasco Cordeiro, que salientou que “neste momento, nem sequer é conhecido o projeto daquilo que o Governo Regional pretende realizar no local”.
“O Governo da República demonstra empenho neste processo, mas é preciso que a Região execute rapidamente a sua parte, de forma a que a porção da ajuda financeira da República chegue aos Açores e ajude a restabelecer a normalidade no porto das Lajes das Flores”, finalizou o presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS, Vasco Cordeiro, que informou, igualmente, que o ministro das Infraestruturas reunirá com os responsáveis da Ana/Vinci no aeródromo das Flores e no aeroporto de Ponta Delgada.