O governante assinalou, contudo, que não obstante estes dados positivos, a pandemia ainda não acabou e que o país “deve continuar a ter uma atitude preventiva perante o desafio de novas variantes do novo coronavírus, o aumento de casos na Europa e, também, a imprevisibilidade deste processo”.
“A pandemia ainda não acabou. As duas doses foram essenciais para darmos um passo em frente, no regresso à normalidade. Esta terceira dose, bem como a vacinação contra a gripe sazonal, é crucial para evitarmos dar um passo atrás”, sublinhou António Lacerda Sales.
Casa aberta este fim de semana para maiores de 80 anos
Tendo como objetivo a vacinação do maior número possível de pessoas com a terceira dose, o secretário de Estado adiantou que a modalidade de casa aberta vai estar disponível este fim de semana, 13 e 14 de novembro, para as pessoas que sejam elegíveis.
“Este fim de semana teremos casa a aberta de norte a sul do país, para podermos vacinar os maiores de 80 anos que ainda não foram vacinados. É uma oportunidade para os familiares e cuidadores levarem as pessoas à vacinação no fim de semana, em que sabemos que há maior disponibilidade”, explicou.
A lista de centros de vacinação abertos este fim de semana está já disponível no site da Direção-Geral de Saúde, sendo que o horário de funcionamento está compreendido, maioritariamente, entre as 9h00 e as 17h00. Não havendo agendamento prévio, António Lacerda Sales avisou que “poderão existir alguns constrangimentos e tempos de espera”.
Profissionais de saúde, do setor social e bombeiros
O governante referiu, também que na próxima semana se vai iniciar o reforço de vacinação destinado aos profissionais de saúde, seguindo-se, na semana de 22 a 27, o reforço dos profissionais do setor social e dos bombeiros envolvidos no transporte de doentes.
Irá ainda ser lançada, já a partir deste fim de semana e durante a próxima semana, uma campanha de informação e comunicação nas rádios, nas televisões e nos jornais, a apelar a este esforço coletivo, “com o objetivo de ninguém ficar para trás”.