Dando continuidade a uma preocupação que foi sempre a sua, o PS encontra-se a organizar, desde 2020, o seu arquivo documental e fotográfico, em colaboração com a Fundação Mário Soares e Maria Barroso e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA/HTC-História, Territórios e Comunidades, através de uma equipa técnica especializada.
Numa iniciativa integrada no projeto “História, Memória e Património do Partido Socialista” tem sido possível trabalhar um acervo documental e fotográfico e uma coleção de objetos de grande relevância que importa dar a conhecer na sua fase final. Tratando-se de um projeto mais vasto, com inúmeras atividades previstas para a celebração do 50º aniversário do Partido Socialista, a equipa encontra-se também a recolher as memórias de figuras históricas do partido, através da realização de entrevistas.
Entre outros resultados já concretizados, destaca-se a criação da exposição ‘A Europa Connosco. O Partido Socialista e as primeiras eleições legislativas livres’, dedicada à ação do PS nesse ato eleitoral fundador da democracia portuguesa, no qual assumiu a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia como opção programática. A exposição pode ser visitada na sede da Federação Distrital do Porto.
Identificar, preservar e valorizar a história e o património do Partido Socialista é um ato de responsabilidade cívica, cultural e patrimonial, perante os militantes do PS e a sociedade em geral. Por isso, convidamos todos os militantes a contribuírem para este projeto e, assim, ajudarem a fazer a história do partido.