Parlamento lança BD virtual com ilustração de debates de várias épocas
A iniciativa, intitulada ‘Fora da Lei’ ilustra debates reais de várias épocas parlamentares desde a Monarquia Constitucional até ao século XXI, sendo os episódios, em banda desenhada, publicados periodicamente no site oficial e nas redes sociais do Parlamento.
O primeiro debate (com seis episódios) retrata o ambiente parlamentar no início da era do Cabralismo. Na sessão de 19 de agosto de 1842, Costa Cabral, ministro do Reino, apresentava uma proposta para a nomeação de uma Deputação para felicitar a Rainha D. Maria II pelo nascimento do seu filho, o Infante D. João. A ser votada sem discussão, a proposta serve de ocasião para os protestos dos deputados José Estêvão de Magalhães, Mesquita Gavião e Almeida Garrett, que se queixam de não lhes ser dada a palavra.
O objetivo da iniciativa, segundo a Assembleia da República, é “dar a conhecer a dinâmica das intervenções parlamentares, incluindo os apartes e as especificidades características de cada época, tais como a forma de os deputados se dirigirem à câmara ou de se interpelarem”.
Ao longo dos próximos dias, semanas e meses, outras personalidades políticas do parlamentarismo português serão caricaturados e vão surgir nas “pranchas” digitais, desde os tempos da I República à Democracia.