home

OE 2009: Reforçar o investimento público

OE 2009: Reforçar o investimento público

“A proposta de Orçamento de Estado não ignora as dificuldades da conjuntura económica”, afirmou José Sócrates na apresentação do OE para 2009 na Assembleia da República.

Ver Vídeo…

De acordo com o primeiro-ministro, Portugal não está fora dos efeitos da crise mundial e “por isso mesmo, é hora de escolhas claras. Não é a hora de voltar ao discurso do “não há dinheiro para nada”, do “não se pode fazer nada”, do “é preciso parar tudo”.

O derrotismo, o pessimismo militante, o catastrofismo, a resignação, não são próprios de quem quer enfrentar as crises, porque as crises enfrentam-se não com desistência, mas com iniciativa e acção” afirmou o líder do executivo socialista, que realça, contudo, que “também não é a hora da irresponsabilidade financeira, porque isso equivaleria a deitar fora todo o esforço dos portugueses e agravaria a economia com os problemas do Estado.”

Segundo Sócrates, o Orçamento de Estado para 2009 apresenta um aumento do investimento público, já que “é também disso que a economia precisa: que o Estado não desista nem adie o investimento que seja necessário para a modernização e o desenvolvimento do país.”