‘O Futuro da Europa’
Realiza-se no próximo sábado, 30 de janeiro, pelas 17h00, a primeira conferência digital do ciclo ‘Conferências 86’, subordinada ao tema ‘O Futuro da Europa’, contando com as intervenções de abertura do Secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, e do presidente da delegação socialista no Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho.
A iniciativa, que poderá ser acompanhada nas páginas de Facebook e do Twitter do Partido Socialista e do PS na Europa, integra uma sessão de debate, com a participação do eurodeputado Pedro Silva Pereira, vice-presidente do Parlamento Europeu, da jornalista Luísa Meireles e do deputado Miguel Costa Matos, Secretário-geral da Juventude Socialista.
O encerramento contará com intervenções de Iratxe García-Pérez, presidente do Grupo Socialista no Parlamento Europeu, e de Francisco André, vice-presidente do Partido Socialista Europeu (PES).
As ‘Conferências 86’, uma iniciativa apoiada pela Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu e integrada no Centro da Esquerda – Centro de Formação Política, são um ciclo de cinco conversas dedicadas à reflexão sobre a União Europeia, constituindo-se também como base para o contributo de Portugal na Conferência sobre o Futuro da Europa.
A Plataforma 86 – Think Tank de Políticas Progressistas Europeia, dinamizadora da iniciativa, é uma plataforma de pensamento progressista integrada no Centro da Esquerda, coordenada e co-criada por Milton Nunes, que irá moderar esta conferência, e apoiada por uma rede de novas vozes que irão falar e pensar a Europa do Futuro.
“Hoje somos Europa. Somos parte do projeto de paz, democracia, desenvolvimento humano e de bem-estar económico e social, porque em 1976 Mário Soares, José Medeiros Ferreira, Jaime Gama e tantos outros, assumiram o compromisso com a Europa das liberdades e dos direitos fundamentais. Compromisso que se concretizou em 1986. Desde então até hoje que participamos ativamente na atualização desse projeto. Agora que estamos com a presidência da União Europeia é muito relevante refletirmos sobre o futuro da Europa. Como o fizeram os nossos fundadores. E com essa atitude, contribuirmos para a sua vida democrática e para o seu fortalecimento enquanto esteio de paz e prosperidade. E é muito importante que seja feito pelas gerações mais jovens”
José Luís Carneiro
Secretário-geral adjunto do Partido Socialista
“Quando muitos temiam o desafio da adesão à União Europeia, Mário Soares mudou tudo menos os valores e enraizou a democracia em Portugal. Agora, que os tempos nos desafiam ainda com mais exigência, inspirados no exemplo de 86 e nos valores de sempre, é o nosso momento de enraizar um futuro democrático e progressista para Portugal na Europa”
Carlos Zorrinho
Presidente da delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu