Nova unidade requalificada é exemplo de um Serviço Regional de Saúde que cuida mais e melhor dos açorianos
“Mais do que uma questão de investimento, estamos a falar de instalações remodeladas para os cerca de 4.600 utentes que esta unidade de saúde serve. Isso é significativo porque é um exemplo da resposta do nosso Serviço Regional de Saúde e dos resultados que apresenta na melhoria das condições, não apenas para quem a ele recorre, mas também para quem nele trabalha”, afirmou Vasco Cordeiro.
As obras agora inauguradas permitiram renovar os gabinetes médicos, que passaram também de três para quatro, assim como os três gabinetes de enfermagem, a área administrativa, as instalações sanitárias e a sala de tratamentos, tendo sido ainda criados novos espaços, como o ‘Cantinho da Amamentação’, para apoio às mães e promoção do aleitamento materno, no âmbito de uma cada vez maior humanização do Serviço Regional de Saúde.
Segundo sublinhou o presidente do Governo Regional, a Unidade de Saúde das Capelas realizou no ano passado mais de 9.100 consultas médicas, mais 13% do que em 2018, e mais de 9.500 consultas de enfermagem, mais 7% do que em 2018, nas áreas da Saúde do Adulto, Saúde Infantil-Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, entre outras.
Estes resultados são também extensivos a toda a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, que foi responsável por mais de 230 mil destas consultas, um acréscimo de 23%, acrescentou.
“Isso quer dizer que o Serviço Regional de Saúde está a disponibilizar mais respostas, permitiu um maior acesso e deu mais condições para que os açorianos pudessem a ele recorrer, o que reflete o esforço que tem sido feito para dotá-lo dos meios humanos necessários ao cumprimento da sua missão”, sublinhou Vasco Cordeiro.
Atualmente, existem no Serviço Regional de Saúde 5.250 profissionais, mais 180 que no final de 2018, abrangendo médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e técnicos superiores de saúde, entre muitos outros colaboradores de categorias profissionais fundamentais para garantir estes cuidados aos açorianos.
No que se refere às infraestruturas, o líder do Executivo açoriano adiantou que a rede de cuidados primários de São Miguel tem beneficiado de um ciclo de requalificação, tendo já sido melhoradas as condições da prestação de cuidados do Centro de Saúde da Ribeira Grande e das unidades de saúde de Rabo de Peixe, Candelária, Feteiras, Água de Pau, Furnas, Maia, Arrifes e Livramento.
“Ainda há poucos dias, inaugurámos as obras de remodelação e ampliação do Centro de Saúde da Calheta. Também na ilha de São Jorge, estão a decorrer as obras no Centro de Saúde das Velas”, referiu Vasco Cordeiro, destacando ainda os exemplos das obras em curso de remodelação do Hospital da Horta e da nova Unidade de Saúde de Ilha do Faial, assim como a remodelação e ampliação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores.
“Aqui em São Miguel, vamos avançar com as obras de remodelação do Serviço de Urgência do Hospital de Ponta Delgada, que representa um investimento, este ano, próximo de dois milhões de euros”, disse Vasco Cordeiro.
Ao nível dos resultados, “o Serviço Regional de Saúde está, assim, a cuidar mais e melhor dos açorianos, uma vez que, em 2019, foram realizadas 8.679 cirurgias, correspondendo a um aumento de 8,5%”, o que quer dizer que, no ano passado, foram operados mais 735 utentes do que em 2018, assinalou o governante socialista.