Nota de pesar pelo falecimento de Vasco Rocha Vieira
O Partido Socialista torna público o seu pesar pelo falecimento do General Vasco Rocha Vieira, militar prestigiado e último Governador de Macau sob a administração portuguesa.
A sua vida foi inteiramente dedicada ao serviço de Portugal, quer na sua carreira militar, quer na participação política a seguir ao 25 de abril, como membro do Conselho da Revolução (por inerência de funções enquanto Chefe de Estado Maior do Exército), Ministro da República nos Açores, Secretário Adjunto do Governo de Macau e Governador de Macau.
A sua vida ficou para sempre ligada a Macau, tanto pelas funções militares que aí desempenhou antes do 25 de abril, como pelas funções governativas, como Secretário Adjunto de Comunicações e Obras Públicas (1974-1975) e Governador (1991-1999). O General Rocha Vieira foi um dos melhores intérpretes da importância de Macau para a relação entre Portugal e a República Popular da China, bem como da singularidade deste Território – agora Região Administrativa Especial – enquanto ponto de integração de culturas e afirmação da diversidade e tolerância.
Os últimos anos da administração portuguesa do Território de Macau, sob a liderança do General Rocha Vieira, são marcados pela concretização de várias obras públicas infraestruturais importantes de suporte ao desenvolvimento subsequente de Macau, bem como de reformas na administração para a sua preparação para o período subsequente.
Na cerimónia de transferência de soberania do Território de Macau para a República Popular da China, foi inegável a forma como o General Rocha Vieira personificou e simbolizou a dignidade e o tributo à presença portuguesa ao longo de séculos em Macau e marcou a amizade e o respeito que os portugueses mantêm com Macau e com a República Popular da China, e que permite, ao fim de 25 anos de transição, preservar a singularidade de Macau que continua a ser ponto de encontro entre culturas.
O Partido Socialista dá nota pública do seu profundo respeito pelos serviços ao País do General Vasco Rocha Vieira, e endereça à sua família e aos seus amigos as suas mais sentidas condolências.