home

Nota de Pesar pelo falecimento de Elisa Maria Ramos Damião

Nota de Pesar pelo falecimento de Elisa Maria Ramos Damião

Foi com profundo pesar que o Partido Socialista recebeu a triste notícia do falecimento de Elisa Maria Ramos Damião, sua antiga dirigente.

Nascida há 75 anos, em Alcobaça, cedo pautou a sua vida pela dedicação à causa da liberdade e da democracia, que consolidou academicamente estudando Ciência Política na universidade norte-americana de Berkeley. Iniciou a sua vida política ainda na clandestinidade, durante o Estado Novo, fazendo parte de vários movimentos de esquerda, cedo ingressando no Partido Socialista. Foi deputada socialista eleita pelos círculos eleitorais de Braga (V Legislatura), Leiria (VI) e Lisboa (VII), entre 1987 e 1999, tendo presidido à Comissão de Trabalho e desempenhado o cargo de secretária da mesa da Assembleia da República. Entre 1999 e 2004, integrou, enquanto eurodeputada, a Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e a Delegação para as relações com o Canadá. Integrou, ainda, do Conselho de Administração da Fundação Europeia para a Qualidade de Vida.

Elisa Damião deixa a memória de alguém que sabia cultivar as suas convicções, sempre no respeito pelos valores democráticos do debate salutar. Deixou-nos um importante legado de ativismo sindical de rara qualidade e destacada determinação, tendo integrado o Secretariado Executivo da União-Geral de Trabalhadores (UGT).

Portugal perdeu, não só uma pensadora livre e dotada de grande capacidade intelectual, que materializou nos inúmeros artigos que publicou sobre temáticas sociais, mas também uma referência de caráter.

A Direção Nacional do Partido Socialista endereça as mais profundas condolências à sua família, amigos e camaradas do movimento sindical, manifestando os seus sentidos pêsames.

ARTIGOS RELACIONADOS