home

“Não vamos tolerar um país a duas velocidades”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, apresentou as prioridades do Governo para o território em 2020, na sede nacional do Partido Socialista, assumindo o compromisso de “não esquecer nenhuma parte do país”. Perante uma plateia de militantes e simpatizantes do PS, Ana Abrunhosa salientou que o seu ministério “não é só para o interior, mas tem que ter sobre ele um olhar muito atento”.

A ministra explicou que o seu mandato tem por base o Programa de Valorização do Interior criado pelo anterior Executivo, cabendo-lhe agora desenvolver uma estratégia para “captar investimentos, atrair pessoas e fixá-las”, cuidando das populações residentes. Ana Abrunhosa anunciou que vai “dar prioridade a projetos estruturantes do território interior envolvendo toda uma rede”, desde empresas a instituições, passando pelas infraestruturas, sobretudo nas regiões da fronteira, onde tenciona implementar um modelo de “plataforma ibérica” que leve desenvolvimento a uma das regiões mais pobres do país. A governante deu nota igualmente do grande objetivo do Governo para esta área governativa em 2020: injetar na economia nacional mais de 1 500 milhões de euros de Fundos Comunitários, que vão alavancar um investimento global de 2 400 milhões de euros.

A ministra da Coesão anunciou um novo pacote de medidas, o programa +CO3SO, que pretende abranger um conjunto de áreas de atuação, das quais foram destacadas três: a competitividade, a criação de emprego e a mobilidade. Ana Abrunhosa explicou que, ao abrigo deste programa, haverá apoios disponíveis para as empresas que queiram investir, sublinhando a medida destinada a apoiar a criação de 3 mil novos postos de trabalho, ao longo dos próximos 3 anos, integralmente apoiados por fundos comunitários. Esta medida beneficiará Pequenas e Médias Empresas e entidades da Economia Social, que poderão contratar quadros qualificados aos longo deste período. Trata-se de uma medida anteriormente anunciada pela ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, agora detalhada pela sua colega de Governo.

https://www.youtube.com/watch?v=ptN7LwKE-1I

Na abertura de mais esta iniciativa de divulgação das prioridades setoriais do Orçamento do estado, o Secretário geral Adjunto do PS, José Luís Carneiro, sublinhou “a marca socialista das políticas de coesão” afirmando que “para o Governo do PS, é importante que as pessoas caminhem lado a lado e que não fique ninguém para trás”.