“Não temos nenhuma razão para não confiarmos integralmente no nosso sistema de justiça”
António Costa afirmou hoje que o sistema de justiça funciona e que ninguém está acima da lei, que “a confirmarem-se” as suspeitas de corrupção dos casos públicos tal será “uma desonra para a democracia” mas que se as mesmas se revelarem infundadas isso será a “demonstração de que o nosso sistema de justiça funciona”.
O líder Socialista, que falava na conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudea, afirmou hoje que acredita não existir “nenhuma razão para não confiar integralmente na capacidade do nosso sistema de justiça para assegurar aquilo que é fundamental num estado de direito” e que em Portugal “ninguém está acima da lei e que seja quem for que cometa uma ilegalidade deve ser punido”.
Ainda segundo Costa, “se essas ilegalidades se vierem a confirmar serão certamente uma desonra para a nossa democracia mas se não se vierem a confirmar é a demonstração de que o nosso sistema de justiça funciona em todas as dimensões: independência de investigação e a presunção de inocência a que todos têm direito”, afirmou.
“Não há nada pior para a democracia do que haver suspeições que não estão confirmadas em sentenças transitadas em julgado. Aquilo que desejo é que o nosso sistema de justiça funcione, confio que funcione, e que se apure o que houver a apurar”, rematou.