home

Mulheres socialistas saúdam iniciativa do Governo dos Açores para promover a Igualdade de Género

Mulheres socialistas saúdam iniciativa do Governo dos Açores para promover a Igualdade de Género

O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas - Novas Lideranças saudou o Governo Regional dos Açores, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Associação de Municípios dos Açores, pelo acordo de parceria intermunicipal para a promoção da igualdade de género na região.

Notícia publicada por:

Carta de Princípios para a Igualdade no Poder Local

Em comunicado, as Mulheres Socialistas congratulam-se ainda por uma iniciativa que classificam como um “importante marco de aprofundamento de políticas de igualdade”.

O Governo Regional dos Açores, através da secretária regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso Costa, firmou na Praia da Vitória uma parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) para a promoção da igualdade na região.

Esta parceria visa instituir uma relação de cooperação entre as entidades signatárias no sentido da promoção da adoção de Planos Municipais para a Igualdade por todos os municípios da região, assim como o estabelecimento de mecanismos de cooperação e parceria entre o Governo dos Açores e a CIG no acompanhamento destes planos.

A titular da pasta da Solidariedade Social manifestou a satisfação do Executivo pelo estabelecimento desta parceria, considerando que se trata de “uma dimensão fundamental da promoção e proteção dos direitos humanos e uma questão prioritária para o Governo dos Açores”.

No comunicado em que saúdam a iniciativa do Executivo açoriano, as Mulheres Socialistas sublinham ainda subscrever na íntegra a afirmação da secretária regional, sobre a necessidade de adoção de um instrumento “que permita desenvolver uma melhor articulação entre todas as entidades, por forma a permitir um maior impulso e abrangência para a concretização de ações e medidas que tenham por objetivo a promoção de políticas de igualdade de género e oportunidades na região”.