home

Maria de Belém / Chegada de Soares no Comboio da Liberdade

Maria de Belém / Chegada de Soares no Comboio da Liberdade

O Partido Socialista celebrou, no passado dia 19 de abril, o 45º aniversário da sua fundação. 45 anos ao serviço de Portugal, das portuguesas e dos portugueses. Uma História que orgulha todos os socialistas e que está plasmada em rostos e em marcas deixadas na nossa sociedade, que temos vindo a destacar diariamente ao longo das ultimas semanas.
SUSETE PIRES E PORTUGAL MELHOR

Na edição de hoje, destacamos a figura de Maria de Belém Roseira, antiga presidente do Partido Socialista. Deputada à Assembleia da República ao longo de várias legislaturas, foi também ministra da Saúde no XIII Governo Constitucional, e ministra para a Igualdade no XIV Governo Constitucional, ambos liderados por António Guterres.
Recordamos também, como marca histórica na vida do Partido Socialista e do país, o regresso do exílio de Mário Soares, chegando à estação de Santa Apolónia, em Lisboa, três dias depois da Revolução dos Cravos, no que ficou conhecido como o “Comboio da Liberdade”.
Exiliado em Paris, Mário Soares chegou a Santa Apolónia a 28 de abril de 1974, tendo subido à varanda do 1º andar da estação, de onde discursou para a enorme multidão que o aguardava, no que se transformou num dos mais emblemáticos e marcantes momentos de celebração da Liberdade e do novo tempo de Democracia no país.
45 anos de vida do Partido Socialista, ao serviço de Portugal.