Lisboa epicentro da Inovação Social na Europa
Esta conferência europeia, que terá lugar na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, pretende promover a inovação social em Portugal e na Europa, surgindo na sequência de uma parceria pioneira entre o Governo português e a Comissão Europeia para a aplicação de fundos estruturais europeus exclusivamente para investimento em inovação social no nosso país.
A parceria materializou-se com a criação da Iniciativa Portugal Inovação Social, que capacita, apoia e financia iniciativas de inovação e empreendedorismo social.
A iniciativa pretende sensibilizar, promover e analisar o impacto da inovação social, tanto em Portugal como no resto da Europa, bem como impulsionar o desenvolvimento de um ecossistema de entidades e membros da sociedade civil no seio de uma sociedade híper-conectada.
Neste sentido, irá envolver uma rede de entidades públicas, privadas e público-privadas, tais como organizações de economia social, fundações, empresas, empreendedores independentes, business angels, membros da academia, investidores, responsáveis políticos e outros membros da sociedade civil.
De entre os quase cem oradores, incluem-se o primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e os comissários europeus Carlos Moedas e Marianne Thyssen.
Entre as muitas personalidades convidadas, destacam-se ainda a empreendedora social Joséphine Goube, da Techfugees, Geoff Mulgan, CEO da Nesta, Madeleine Clarke, presidente da European Venture Philantropy Association, Kiran Sethi, fundadora da Riverside School, e Marta Garcia, diretora da Social Finance UK.
Para ilustrar o que é a inovação social, a conferência vai contar também com a participação de mais 30 projetos e entidades nacionais e internacionais.