Linha SNS 24 reforçada com 81 enfermeiros
“Ainda esta sexta-feira, a [operadora] Altice reforçará o número de enfermeiros disponíveis para o atendimento”, referiu a ministra, durante a audição na Comissão de Saúde, onde afirmou que estão a ser delineados “vários tipos de medidas”.
Marta Temido adiantou, ainda, que o contrato que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) têm com a operadora Altice está neste momento “largamente ultrapassado”, dado o aumento exponencial de procura por parte dos utentes, o que motivou a decisão de reforço do atendimento.
“O contrato tem um volume de chamadas que fazia parte da previsibilidade de resposta de uma linha deste tipo e aquilo que tem sido a procura associada ao Covid-19 fez de facto aumentar significativamente a necessidade de resposta”, sublinhou.
A governante sublinhou também um apelo no sentido de que se liberte a linha exclusivamente para quem dela precise, recomendando que para informações que não são de saúde, estas sejam colocadas por ‘e-mail’.
A ministra avançou ainda que vai haver uma reunião com as ordens profissionais na sexta-feira, adiantando que já conversou com o bastonário da Ordem dos Psicólogos no sentido de equacionar o apoio de psicólogos à Linha de Saúde 24.
“Isto porque há um conjunto de informações que se prendem com o apoio psicológico” e será importante ter esta “área de apoio que não estava considerada na origem”, ressalvou
Por último, está a ser equacionada a abertura de um ‘call center’ num outro ponto do país.
A diretora-geral de Saúde, também ouvida no Parlamento, na terça-feira, referira já que a linha Saúde24 atingiu “picos nunca esperados” de procura, face à evolução das preocupações com o surto de Covid-19, tendo realçado, por outro lado, que a capacidade de atendimento de chamadas em simultâneo mais do que duplicou nas últimas 24 horas.