home

José Sócrates destaca a relevância do programa Novas Oportunidades

José Sócrates destaca a relevância do programa Novas Oportunidades

José Sócrates destacou a relevância do programa Novas oportunidades e garantiu que a iniciativa se vai manter nos próximos anos: “Tenho a certeza que este programa é um dos mais importantes para que o país vença o défice de qualificações“.

O primeiro-ministro falava na sede da Associação Empresarial de Penafiel, após a cerimónia de entrega de diplomas a 84 pessoas que concluíram a sua formação no âmbito do programa Novas Oportunidades.

José Sócrates afirmou que “as consequências da crise económica fazem-se sentir na elevação do desemprego“, mas frisou que “não há melhor forma de responder a essa situação do que aumentar as qualificação dos portugueses“. “Não há uma receita pronta a servir para que os países tenham sucesso económico, mas sabemos que nenhum o consegue sem melhorar as suas qualificações. O que os números provam é que as pessoas que têm qualificações acima do secundário têm melhores condições para arranjar emprego“.

Lembrando que neste momento estão inscritos cerca de 800 mil portugueses no programa Novas Oportunidades, o primeiro-ministro disse que em 2006 e 2007 o país certificou, no âmbito desta iniciativa, mais pessoas do que em entre 2001 e 2005. “O nosso objectivo é que todas as pessoas que não têm o 12º ano e estão a trabalhar aproveitem esta oportunidade para obterem uma formação que lhes permita ir mais além“.