home

José Luís Carneiro realça mensagem de “confiança no futuro”

José Luís Carneiro realça mensagem de “confiança no futuro”

O Secretário geral adjunto do Partido Socialista, José Luís Carneiro, sublinhou a mensagem “de confiança no futuro” proferida pelo Presidente da República, por ocasião da comemoração do 5 de Outubro, subscrevendo ainda, das palavras do chefe do Estado, a importância da defesa do superior interesse público em torno do esforço de “recuperação económica e social” do país.
Acordo do PSD com Chega nos Açores mostra que “vale tudo para alcançar o poder”

“A mensagem do senhor Presidente da República comporta uma dimensão de apelo à responsabilidade individual e coletiva e, por outro lado, uma dimensão de confiança no futuro. Ao lembrar que fomos capazes de vencer os momentos mais críticos do estado de alerta, de contingência, de emergência e, de novo, de contingência, ilustrou a importância da cooperação entre todos os cidadãos e as suas instituições”, começou por referir o dirigente socialista.

José Luís Carneiro realçou, depois, a importância do apelo do Presidente da República a uma convergência em defesa do “interesse geral” do país, que o PS acompanha, apontando à aprovação do próximo orçamento como um instrumento fundamental para que Portugal possa superar com sucesso os desafios muito exigentes que tem pela frente.

“Neste momento, o interesse geral está na aprovação do Orçamento do Estado e na convergência em torno da recuperação económica e social. Por último, um outro aspeto com o qual estamos de acordo, a importância de valorizarmos a ética republicana, ou seja, o da defesa permanente do interesse público em detrimento dos interesses particulares. Ora, também aqui vemos o senhor Presidente da República a instar os partidos políticos a convergirem no essencial: a aprovação do Orçamento do Estado”, sublinhou.

Jantar comemorativo da República em Alenquer

O Secretário-geral adjunto do PS participou ontem no histórico e simbólico jantar comemorativo do 5 de Outubro, em Alenquer, promovido pelo PS local, no concelho onde Bernardino Machado recebeu a notícia do nascimento da República.

Referindo que comemorar a ‘Res pública’ significa “honrar os valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade”, José Luís Carneiro sublinhou que a igualdade “alcança-se com políticas que garantam a autonomia de homens e mulheres, o que exige um trabalho constante para dar um conteúdo concreto aos direitos no acesso à educação, à saúde, à habitação, à cultura e ao conhecimento, aos transportes e à mobilidade”.

Num encontro que, em tempo de pandemia, foi circunscrito à presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, e aos líderes políticos locais, o Secretário-geral adjunto socialista evocou ainda a memória e o legado democrático de Mário Soares que, como recordou, “por várias vezes” tomou parte nos jantares comemorativos de Alenquer.