home

José Luís Carneiro alerta para necessidade de cooperação entre todos durante pandemia

José Luís Carneiro alerta para necessidade de cooperação entre todos durante pandemia

José Luís Carneiro

O Secretário-geral adjunto do Partido Socialista, José Luís Carneiro, defendeu hoje que o mais importante, em plena pandemia de Covid-19, “é conseguirmos todos nós, como comunidade nacional, responder de forma a despartidarizarmos quer o diagnóstico, quer a resposta a esta crise, que está ainda em desenvolvimento”.

José Luís Carneiro frisou, durante o programa semanal da rádio TSF ‘Almoços Grátis’, tendo substituído hoje o presidente do Partido Socialista, Carlos César, que esteve em reunião do Conselho de Estado, o “espírito de cooperação que está a ser dado por muitas instituições do país, desde as instituições ligadas à agricultura, ao comércio, à indústria, ao turismo, as instituições particulares de solidariedade social e os seus trabalhadores”, que têm garantido, por exemplo, “apoio domiciliário a idosos que estão completamente isolados”, ou até mesmo “os voluntários que apoiam os sem-abrigo”. Tudo isto “constitui a maior demonstração de que este é um momento de emergência nacional de grande necessidade de cooperação entre todos nós”, sublinhou.

O secretário-geral adjunto do PS divulgou depois que as estruturas do Partido Socialista em todo o país “estão elas próprias a disponibilizar-se para informar, esclarecer e apoiar uma rede imensa de solidariedade social que se está a constituir para cuidarmos dos mais frágeis”.

O também vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, que falou em “instrumentos adequados e proporcionais” adotados pelo Governo para fazer face a esta situação, recordou que o estado de emergência é uma “possibilidade do Presidente da República” e deixou a garantia de que o Partido Socialista está “preparado para apoiar a iniciativa de determinação do estado de emergência”.

“O Governo não apenas está preparado, como cooperou leal e institucionalmente com a Presidência da República para podermos dar seguimento a essa opção”, asseverou.

Voltando a salientar a necessidade de haver cooperação entre as instituições e “diálogo franco, leal e sólido que suscite confiança nos nossos concidadãos”, que é “essencial para a vida democrática”, José Luís Carneiro disse que a grande preocupação do PS e do Executivo é “garantir condições de rendimento às famílias”. Para que tal aconteça – havendo “conservação e preservação de empregos” – é “fundamental que se mantenha a estrutura de produção económica do país”, referiu, acrescentando que se deve “dar prioridade à salvaguarda da saúde e à limitação da propagação da doença, sem esquecer de “garantir condições de rendimento”.

José Luís Carneiro lembrou depois que “estão a regressar ao país muitos dos nossos emigrantes”, para o qual está a ser “feito um esforço muito grande da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e do Ministério dos Negócios Estrangeiros” para os acolher bem. Mas é muito importante agora que o regresso dos emigrantes às suas terras de origem seja feito com um “sentido de humanidade e, ao mesmo tempo, um grande sentido de abertura”.

O dirigente socialista defendeu também que “a resposta europeia a esta crise é absolutamente indispensável”.


Ouça aqui o programa na íntegra.