home

Jornadas Parlamentares arrancam amanhã

Jornadas Parlamentares arrancam amanhã

Têm amanhã início nos Açores as Jornadas Parlamentares do Partido Socialista, que serão dedicadas ao tema “Autonomia, fator de desenvolvimento”, decorrendo durante três dias em vários pontos da região autónoma. Nos dias 25 e 26 os deputados repartem-se em visitas pelas ilhas de S. Miguel, Faial, Terceira e Pico. Os trabalhos plenários decorrerão em Ponta Delgada, no Teatro Micaelense.
35 horas: devolução salarial

A escolha da Região Autónoma Açores foi destacada pelo líder parlamentar, Carlos César, como tendo o significado particular de manifestar apoio aos socialistas açorianos num ano em que decorrerão eleições regionais, mas também “porque os temas escolhidos para as jornadas encontram nos Açores um cenário natural e óbvio”.

Carlos César adiantou que, durante os trabalhos, serão discutidos temas referentes ao turismo, ao sector agrícola, à economia do mar e às questões europeias.

“A Europa é hoje uma referência essencial para a Região Autónoma dos Açores. Durante estes 30 anos de integração europeia, os Açores passaram da última posição da Europa em termos de regiões para um lugar intermédio no ‘ranking’ do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)”, sustentou o líder parlamentar.

“Num momento em que a questão europeia está tão viva na sequência do referendo ocorrido no Reino Unido, naturalmente que essas matérias ocuparão boa parte da reflexão, mas uma reflexão projetada na força que a autonomia hoje trouxe aos arquipélagos dos Açores e da Madeira do ponto de vista da sua convergência com as médias nacionais”, afirmou ainda Carlos César.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS vai liderar a delegação que visitará em S. Miguel, no dia 25, o Parque de Ciência e Tecnologia/Nonagon e o Centro de Artes Contemporâneas. No dia seguinte, Carlos César manterá uma audiência com o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e visitará as Furnas e a Fábrica de chá Gorreana.

A delegação que visitará a ilha Terceira, por sua vez, será liderada pela vice-presidente da bancada parlamentar Lara Martinho, estando previstas deslocações, no dia 25, à Base das Lajes, ao Porto da Praia da Vitória e à Quinta dos Açores, apresentando ainda cumprimentos ao presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

O deputado João Castro, eleito pelos Açores, lidera a delegação que visitará as ilhas do Faial e do Pico. Do programa consta uma audiência e visita à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e uma visita ao Departamento de Oceanografia e Pesca da Universidade dos Açores, na ilha do Faial. Na ilha do Pico, a delegação socialista visita a vinha classificada como Património da Humanidade, a empresa “Flying Sharks” e a Fundação Rebikoff Niggeler-Lula 1000.

Teatro Micaelense recebe trabalhos plenários

A partir de segunda-feira, dia 27, todos os deputados se reunirão no Teatro Micaelense, onde intervirão na sessão de abertura dos trabalhos, pelas 10h00, o Secretário-geral do PS, António Costa, o presidente do GPPS, Carlos César, e Berto Messias, presidente do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Ainda durante a manhã, o eurodeputado Ricardo Serrão Santos, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e João Vargas, do Conselho de Administração da Porto dos Açores, dinamizarão o painel temático “Economia do Mar”.

No período da tarde, as jornadas terão em agenda os temas do turismo e da agricultura. No painel temático dedicado ao turismo serão intervenientes Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, a empresária Marta Pires, José Maia, da Azorparadise, e Vitor Pereira, da Smart Cities. O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, o ex-eurodeputado Luís Paulo Alves e João Monteiro, da Easy fruits and salads, dinamizarão a discussão sobre o sector agrícola.

Caberá à vice-presidente do GPPS e deputada eleita pelos Açores, Lara Martinho, a apresentação das conclusões das jornadas parlamentares.

Ao final da tarde, o GPPS participará na sessão de encerramento do ciclo de conferências “A força da autonomia, somos todos nós. Um contributo independente para o programa eleitoral do PS Açores”, que se realizará pelas 19h00, no Teatro Micaelense.