Governo prepara novidades sobre supervisão financeira
“Continua a ser importante aperfeiçoar o atual sistema de supervisão financeira. Nas próximas semanas voltaremos a esta questão”, referiu Mário Centeno, durante a tomada de posse dos novos membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal, Elisa Ferreira e Máximo dos Santos, que teve lugar no salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.
Na cerimónia, o ministro das Finanças sublinhou também que “os cidadãos e os órgãos democráticos” esperam do Banco de Portugal “a mais elevada excelência no cumprimento da sua missão”, salientando que serão os cidadãos a reconhecer o mérito do trabalho da instituição.
“Os cidadãos esperam do Banco de Portugal uma atividade fiscalizadora e sancionatória proativa, intensa, rigorosa e exigente” e que seja “ativo na prevenção e diminuição dos riscos financeiros”, concretizou.
“No que respeita à sua história e ao seu prestígio, o Banco de Portugal está entre as maiores instituições públicas. Reafirmando aquilo que disse há um ano, lembro que o elevado reconhecimento e a enorme reputação de uma instituição como o Banco de Portugal são realidades efémeras, nunca são conquistas adquiridas”, assinalou o governante, acrescentando que, para tal, o Estado atribuiu as “melhores condições” para que esse exercício possa ser bem sucedido.